URGENTE
Falência de 5 montadoras gigantes e populares no Brasil deixa motoristas sem chão
08/10/2024 às 17h00
Tudo sobre a falência de 5 montadoras gigantes que deixa os motoristas brasileiros sem chão
O Brasil enfrentou uma crise sem precedentes no setor automotivo, com o fechamento das portas e a falência de algumas montadoras de carros populares. A saber, 5 montadoras gigantes de automóveis tiveram a falência decretada após o fechamento de fábricas e problemas com a situação financeira.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Essas montadoras famosas, idolatradas e reconhecidas pelos brasileiros, tiveram o fim oficializado e muitos ficaram chateados com o adeus das empresas.
De acordo com o portal Brasil do Trecho, essas foram as 5 montadoras no Brasil de automóveis que deram adeus ao mercado:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Matra
Assim, a primeira montadora da lista era uma fabricante de chassis e ônibus localizada em Santa Catarina. A marca operou no território brasileiro de 1987 a 1991, tendo seu primeiro modelo, o M-22. A razão do declínio da marca foi a incapacidade de alcançar um volume de vendas satisfatório após cinco anos no mercado.
Fiat Diesel
Enquanto a produção de carros da Fiat é reconhecida no Brasil até hoje, segmento da montadora voltado para transporte de carga, a “Fiat Diesel”, chegou ao Brasil em 1976, sucedendo a Feneme. Seu primeiro veículo foi o caminhão médio “Fiat 130”, equipado com um motor de 6 cilindros, seguido por outros modelos famosos como o “Fiat 190”. No entanto, devido à queda nas vendas ao longo dos anos, problemas administrativos, questões trabalhistas e ações judiciais, a marca deixou o Brasil em 1985.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Chevrolet Caminhões
A montadora chegou ao Brasil em 1925, importando inicialmente modelos americanos e conquistando sucesso imediato devido à baixa concorrência. Em 1958, a Chevrolet iniciou a produção nacional de caminhões, com o modelo inicial sendo o 6.500, equipado com um motor de 142 cavalos. Contudo, ao longo dos anos, a empresa não conseguiu acompanhar as inovações do mercado, encerrando suas atividades no Brasil em 1996.
Dodge Caminhões
A montadora Iniciou a produção no Brasil em 1969, com os primeiros modelos sendo os D400 e D700. Em 1981, a marca foi adquirida pela Volkswagen, que continuou a fabricar alguns modelos de caminhões Dodge. No entanto, em 1984, a Volkswagen anunciou o fim da produção de caminhões no Brasil, optando por focar em sua própria marca, não devido às vendas, mas à estratégia corporativa.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Adeus: Falência decretada de rival da Uber em SP e confirmação em jornal da Globo entristece paulistanos
● Falência e despejo de shoppings: Fim de loja nº1 de roupas deixa clientes no Brasil sem chão
● Calote de R$ 1,2 BI e adeus: A falência decretada pela Justiça de gigante dos eletrodomésticos
GMC
Os primeiros caminhões da marca chegaram ao Brasil em 1996, importando vários de seus veículos já consolidados nos EUA. Em 1997, a marca inaugurou sua fábrica no Brasil, apresentando o novo modelo 15.170, equipado com motor Caterpillar eletrônico. Apesar dos esforços e investimentos, a marca encerrou suas operações no Brasil em 2001.
Qual é a maior montadora de carros do Brasil?
A maior montadora de carros do Brasil, tanto em termos de faturamento quanto em vendas, é a Fiat. Em 2022, a Fiat alcançou uma receita bruta estimada de R$ 43,5 bilhões e vendeu 429.591 unidades.
A empresa italiana tem uma presença significativa no mercado brasileiro, com uma fábrica em Betim, Minas Gerais, que é uma das maiores do mundo.
Autor(a):
Bianca Rayla
Eu sou Bianca Rayla, Administradora por formação, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte- UFRN e Redatora Web por amor e vocação. Apaixonada por cobrir o mundo das celebridades desde 2018, já passei por diversos sites do mundo do entretenimento. Apaixonada por música sertaneja e uma boa fofoca, faço matérias diariamente sobre os mais diversos assuntos, com foco nos artistas da Globo , os quais tenho grande admiração.Meu e-mail é: [email protected] Minhas redes sociais são: