Tudo sobre a falência de 5 montadoras gigantes que deixa os motoristas brasileiros sem chão
O Brasil enfrentou uma crise sem precedentes no setor automotivo, com o fechamento das portas e a falência de algumas montadoras de carros populares. A saber, 5 montadoras gigantes de automóveis tiveram a falência decretada após o fechamento de fábricas e problemas com a situação financeira.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Essas montadoras famosas, idolatradas e reconhecidas pelos brasileiros, tiveram o fim oficializado e muitos ficaram chateados com o adeus das empresas.
De acordo com o portal Brasil do Trecho, essas foram as 5 montadoras no Brasil de automóveis que deram adeus ao mercado:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Matra
Assim, a primeira montadora da lista era uma fabricante de chassis e ônibus localizada em Santa Catarina. A marca operou no território brasileiro de 1987 a 1991, tendo seu primeiro modelo, o M-22. A razão do declínio da marca foi a incapacidade de alcançar um volume de vendas satisfatório após cinco anos no mercado.
Fiat Diesel
Enquanto a produção de carros da Fiat é reconhecida no Brasil até hoje, segmento da montadora voltado para transporte de carga, a “Fiat Diesel”, chegou ao Brasil em 1976, sucedendo a Feneme. Seu primeiro veículo foi o caminhão médio “Fiat 130”, equipado com um motor de 6 cilindros, seguido por outros modelos famosos como o “Fiat 190”. No entanto, devido à queda nas vendas ao longo dos anos, problemas administrativos, questões trabalhistas e ações judiciais, a marca deixou o Brasil em 1985.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Chevrolet Caminhões
A montadora chegou ao Brasil em 1925, importando inicialmente modelos americanos e conquistando sucesso imediato devido à baixa concorrência. Em 1958, a Chevrolet iniciou a produção nacional de caminhões, com o modelo inicial sendo o 6.500, equipado com um motor de 142 cavalos. Contudo, ao longo dos anos, a empresa não conseguiu acompanhar as inovações do mercado, encerrando suas atividades no Brasil em 1996.
Dodge Caminhões
A montadora Iniciou a produção no Brasil em 1969, com os primeiros modelos sendo os D400 e D700. Em 1981, a marca foi adquirida pela Volkswagen, que continuou a fabricar alguns modelos de caminhões Dodge. No entanto, em 1984, a Volkswagen anunciou o fim da produção de caminhões no Brasil, optando por focar em sua própria marca, não devido às vendas, mas à estratégia corporativa.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
GMC
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Os primeiros caminhões da marca chegaram ao Brasil em 1996, importando vários de seus veículos já consolidados nos EUA. Em 1997, a marca inaugurou sua fábrica no Brasil, apresentando o novo modelo 15.170, equipado com motor Caterpillar eletrônico. Apesar dos esforços e investimentos, a marca encerrou suas operações no Brasil em 2001.
Qual é a maior montadora de carros do Brasil?
A maior montadora de carros do Brasil, tanto em termos de faturamento quanto em vendas, é a Fiat. Em 2022, a Fiat alcançou uma receita bruta estimada de R$ 43,5 bilhões e vendeu 429.591 unidades.
A empresa italiana tem uma presença significativa no mercado brasileiro, com uma fábrica em Betim, Minas Gerais, que é uma das maiores do mundo.