As 5 montadoras colossais deram adeus definitivo após anos de mercado e acabaram extintas de vez aos brasileiros. A situação fez muitos donos chorarem no banheiro
Sem sombra de dúvidas, existem vários motivos que levam as empresas a quebrarem, incluindo a falta de um plano de negócios, falta de controle financeiro e muito mais. Independentemente do segmento, sucumbir à crise e decretar o desfecho acaba sendo uma realidade normal em diversos casos, até mesmo montadoras colossais como a FIAT.
Dessa vez, por exemplo, iremos tratar da falência desoladora de 5 montadoras gigantes e tão populares como a Fiat que faz donos chorarem no banho. Afinal de contas, os veículos se tornaram uma realidade na vida de milhões e estão espalhadas por todas as ruas, proporcionando uma maior flexibilidade aos motoristas e passageiros.
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MATRA
Para quem não sabe, estamos falando sobre montadoras de caminhões que perderam mercado no Brasil. Logo de cara, podemos citar a Matra. De acordo com o portal Brasil do Trecho, a empresa era uma fabricante de chassis e ônibus localizada em Santa Catarina.
A marca operou no território brasileiro de 1987 até 1991, tendo seu primeiro modelo, o M-22. A razão do declínio da marca foi a incapacidade de alcançar um volume de vendas satisfatório depois de cinco anos no mercado. Sem ter o que fazer, a empresa fechou as portas e deixou muitos motoristas sem chão
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Segundo o portal Brasil do Trecho, outra montadora que não aguentou foi a Fiat Diesel. A empresa chegou ao Brasil em 1976, sucedendo a Feneme. No entanto, devido à queda nas vendas ao longo dos anos, problemas administrativos, questões trabalhistas e ações judiciais, a marca deixou o Brasil em 1985.
CHEVROLET CAMINHÕES
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Vale dizer que, outra gigante como a Fiat que fechou as portas foi a Chevrolet Caminhões, que chegou ao Brasil no ano de 1925, conquistando sucesso imediato devido à baixa concorrência. Porém, ao longo dos anos, a empresa não conseguiu acompanhar as inovações do mercado, encerrando suas atividades no Brasil em 1996.
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DODGE CAMINHÕES
Por sua vez, a Dodge Caminhões iniciou a produção no Brasil em 1969. Já em 1981, a marca foi adquirida pela Volkswagen, que continuou a fabricar alguns modelos de caminhões Dodge. Todavia, em 1984, a Volkswagen comunicou o fim da produção de caminhões no Brasil, optando por focar em sua própria marca.
GMC
Ainda na lista de empresas que fecharam às portas no Brasil podemos citar a GMC, que teve seus primeiros caminhões no Brasil em meados de1996, trazendo para o país uma série de seus modelos que já estavam estabelecidos nos EUA. Diante ao sucesso, em 1997, a empresa inaugurou sua fábrica no Brasil, colocando no mercado seu modelo, o 15.170, equipado com motor caterpillar eletrônico.
O sucesso parecia ser uma realidade, mas, apesar dos esforços, a montadora colossal decretou o encerramento das atividades no ano de 2001.
FIAT DIESEL
Por sua vez, para fechar a lista, temos a famosa e queridinha dos brasileiros, a Fiat, que tinha a Fiat Diesel, que era seu segmento responsável pela fabricação de transportes de carga a “Fiat Diesel” e foi implementado no Brasil em 1976 como sucessora da Feneme. A marca teve seu primeiro veículo sendo um caminhão médio, o “Fiat 130”, equipado com motor de 6 cilindros.
A Fiat Diesel seguiu dando continuidade a produção, lançando caminhões famosos como o “Fiat 190”, mas com o passar dos anos o número de vendas foi caindo e devido aos problemas internos de gestão e administração, a marca deixou o Brasil no ano de 1985.
Qual a maior montadora de carros do mundo?
De acordo com informações do portal Bloomberg, a montadora Toyota vendeu mais veículos de passageiros do que qualquer outra empresa em 2023, ultrapassando a alemã Volkswagen e se tornando a maior montadora de automóveis do mundo pelo quarto ano seguido.