VERDADEIRO TERROR

Falência confirmada: O fim de banco e mais de 560 instituições financeiras que quebraram em país

30/06/2024 às 11h40

Por: Larissa Caixeta
Imagem PreCarregada
Bancos têm falência decretada em país e fecham as portas(Foto: Reprodução/ Internet)

Confira tudo sobre a quebra de mais de 560 bancos em país após crise com falência de bancos confirmadas

Manter um negócio funcionando não é uma das tarefas mais fáceis do mundo. Isso porque uma série de situações podem levar ao fim de um grande empreendimento. Nessa matéria, por exemplo, falaremos sobre a falência de bancos confirmadas e mais de 560 instituições financeiras que quebraram em um país após crise. A seguir, confira todos os detalhes sobre esse assunto.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Bom, os Estados Unidos, teve mais de 560 bancos quebrados desde 2001, por problemas financeiros, reforçando a ideia de que elas não são tão sólidas quanto pareciam. Segundo informações divulgadas pelo portal “Seu Crédito Digital”, a maioria desses bancos que faliram nos Estados Unidos, foi durante a crise financeira de 2008.

Onde um dos maiores bancos do mundo, o Lehman Brothers, entrou com pedido de falência em setembro de 2008, dando início a crise do “sub Prime”. Segundo a ‘wikipédia’, a instituição foi um banco de investimentos e provedor de diversos serviços financeiros com uma atuação global. Fundado em 1850, seu fim marcou a maior falência da história americana.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

2 bancos tiveram a falência decretada pelo Banco Central (Foto: Reprodução/ Internet)
Falência de bancos confirmadas e mais de 560 instituições financeiras quebraram (Foto: Reprodução/ Internet)

Mais de 560 instituições financeiras quebraram nos Estados Unidos, no entanto, o Lehman Brothers, foi a mais marcante de todas. A seguir, entenda o que foi a tão devastadora crise dos sub primes.

Lehman Brothers foi a falência em 2008 (Foto: Divulgação)
Lehman Brothers foi a falência no ano de 2008 e acabou desencadeando em uma crise financeira nos Estados Unidos (Foto Reprodução/Internet)

O que foi a crise do sub prime?

Foi o resultado de um estouro em uma bolha de investimentos massivos em hipotecas nos Estados Unidos que cresceram ao longo dos anos 2000. As hipotecas são uma forma de financiamento imobiliário comum na América do Norte, em que o imóvel é considerado garantia ao banco caso o tomador não consiga pagar as dívidas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O nome “subprime”, se refere a empréstimos concedidos a pessoas com alto riscos de crédito, com pouca estabilidade financeira e mínima credibilidade para pagar contas. Esse é o tipo de maior risco com altíssimas chances de calote nos bancos. E a crise surgiu pela alta demanda desse crédito, já que era muito fácil de adquiri-lo. O que resultou em muitas hipotecas sem pagamentos, afundando o mercado imobiliário naquela época, que entrou em colapso, e levou a crise.

Quatro bancos declararam falência (Foto: Reprodução/ Internet)
Falência de bancos (Foto: Reprodução/ Internet)

Qual o maior banco do mundo?

Segundo informações do portal do Mobills, o ICBC (Banco Industrial e Comercial da China) se tornou o maior banco do mundo em ativos financeiros. Ainda que existam bancos que possuam mais clientes ao redor do mundo, o ICBC supera os seus concorrentes quando o assunto são ativos.

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Atualmente, o ICBC conta com mais de 567 milhões de clientes PF e mais de 6 milhões de clientes corporativos. Além disso, o mesmo já está presente em mais de 46 países e possui o patrimônio de 239.5 bilhões de dólares.

Thumbnail Video Youtube

falência
Lehman Brothers

Prazer, eu sou a Larissa Caixeta e se tem uma coisa que eu amo é escrever sobre os bastidores da TV, e tudo o que acontece pelo mundo. Integro a equipe do TV Foco desde 2023 e falo sobre os mais diversos assuntos por aqui, como famosos, carros, futebol, entre outras curiosidades. Estou sempre antenada aos os últimos acontecimentos e atuo com muito entusiasmo no meu trabalho.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.