Empresa teve falência decretada e situação escandalosa com passageiros de voo
Uma das grandes empresas de aviação atuantes no Brasil enfrentou um difícil processo de falência. Com dívidas de R$ 2,7 bilhões, a companhia ainda foi responsável por um caso humilhante envolvendo um grupo de clientes.
A Avianca já esteve entre as principais responsáveis por voos no país. No entanto, as contas começaram a cair e a marca não conseguiu arcar com tudo o que devia. Em 2020, veio a notícia oficial sobre sua atual situação no mercado.
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Naquele ano, a Justiça de São Paulo decretou a falência da empresa. Eles estavam em recuperação desde 2018, mas, segundo o juiz Tiago Henriques Limongi, o plano que havia sido apresentado já era inviável. As informações são do jornal O Popular.
Quando o processo estava em andamento, um grupo de passageiros passou por uma situação constrangedora. Eles estavam dentro de um voo que sairia de Brasília rumo ao aeroporto de Congonhas, mas foram surpreendidos com uma ordem de saída do avião.
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Um pedido da Justiça havia apontando a aeronave como parte da penhora dos bens da Avianca. Horas depois, a companhia conseguiu uma suspensão da liminar, mas a ação já havia sido executada e os clientes tiveram que remarcar a viagem.
Para quitar parte das dívidas, a Avianca chegou a tentar vender seus horários de pouso e decolagens para as concorrentes, como Latam e Gol. O montante arrecadaria, na época, cerca de R$ 780 milhões. No entanto, a Anac não aprovou e a negociação não foi para frente.
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O que aconteceu com a Avianca Brasil?
A companhia de viagens aéreas vinha passando por uma tentativa de recuperação judicial, por causa das dívidas bilionárias. Porém, o processo foi revertido para falência em 2020.