Emissora foi uma das mais tradicionais do país e deu destaque para diversas figuras que hoje brilham na Globo, mas, sem verba, acabou encerrando as atividades
Em 2025, a Globo completa 60 anos de existência. Durante as seis décadas, a emissora se manteve invicta na liderança de audiência, apesar de enfrentar uma forte concorrência no mercado midiático brasileiro, como a Record e o SBT, que também aparecem entre as gigantes.
Porém, até 2013, um canal da TV aberta esteve também entre os mais conceituados. Apesar de não ter números de audiência ameaçadores, o grupo se destacava pelo conteúdo único, pelo conceito visual, a formação de apresentadores e o público fiel que se manteve por longos anos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Lançada nos anos 90, a MTV Brasil, que trazia música, cultura pop e humor, deu popularidade para diversos apresentadores que estão na mídia. Entre eles, Zeca Camargo, Astrid Fontenelle, Marcos Mion, Tatá Werneck, Dani Calabresa e Marcelo Adnet que hoje estão na Globo.
Foi uma importante história no país, principalmente para o cenário musical, quando produziam especiais com o Kid Abelha, Charlie Brown Jr, Ira e até figuras internacionais. Porém, a grade diferenciada, apesar de ser chamativa aos publicitários, já não vinha sendo suficiente para pagar as contas e os salários.
Em 2013, após mais de duas décadas, o grupo acabou trocando de administração e foi para a televisão fechada. De acordo com os antigos donos, do Grupo Abril, as contas vinham “fechando no vermelho” desde 2009, o que causou o encerramento do antigo formato e uma mudança geral.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Desde 2014, a MTV se tornou um canal de TV por assinatura, agora pertencente à Paramount Networks Americas. Diferente da antiga Era, a atual programação é formada por programas da sede estrangeira e, como carro-chefe no Brasil, tem o reality show do De Férias com o Ex, que atrai os patrocinadores.
Em contrapartida, a Globo, que tomou boa parte dos apresentadores, registrou receita líquida de R$ 15 bilhões em 2023. “Foi um ano incrível, com o desempenho assegurado por uma boa performance em publicidade, conteúdo e uma importante disciplina em custos”, disse Manuel Belmar, diretor de finanças, em entrevista à revista Valor.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O que acontece em casos de falência?
Esse processo reúne os bens da instituição e dos donos, apontando o que deve ser liquidado para pagar as dívidas em aberto. Ele pode levar longos anos na Justiça, assim como também pode ser revertido, caso o responsável consiga achar um jeito de levantar a empresa novamente.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE