Emissora foi uma das mais tradicionais do país e deu destaque para diversas figuras que hoje brilham na Globo, mas, sem verba, acabou encerrando as atividades
Em 2025, a Globo completa 60 anos de existência. Durante as seis décadas, a emissora se manteve invicta na liderança de audiência, apesar de enfrentar uma forte concorrência no mercado midiático brasileiro, como a Record e o SBT, que também aparecem entre as gigantes.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Porém, até 2013, um canal da TV aberta esteve também entre os mais conceituados. Apesar de não ter números de audiência ameaçadores, o grupo se destacava pelo conteúdo único, pelo conceito visual, a formação de apresentadores e o público fiel que se manteve por longos anos.
Lançada nos anos 90, a MTV Brasil, que trazia música, cultura pop e humor, deu popularidade para diversos apresentadores que estão na mídia. Entre eles, Zeca Camargo, Astrid Fontenelle, Marcos Mion, Tatá Werneck, Dani Calabresa e Marcelo Adnet que hoje estão na Globo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Foi uma importante história no país, principalmente para o cenário musical, quando produziam especiais com o Kid Abelha, Charlie Brown Jr, Ira e até figuras internacionais. Porém, a grade diferenciada, apesar de ser chamativa aos publicitários, já não vinha sendo suficiente para pagar as contas e os salários.
Em 2013, após mais de duas décadas, o grupo acabou trocando de administração e foi para a televisão fechada. De acordo com os antigos donos, do Grupo Abril, as contas vinham “fechando no vermelho” desde 2009, o que causou o encerramento do antigo formato e uma mudança geral.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Desde 2014, a MTV se tornou um canal de TV por assinatura, agora pertencente à Paramount Networks Americas. Diferente da antiga Era, a atual programação é formada por programas da sede estrangeira e, como carro-chefe no Brasil, tem o reality show do De Férias com o Ex, que atrai os patrocinadores.
Em contrapartida, a Globo, que tomou boa parte dos apresentadores, registrou receita líquida de R$ 15 bilhões em 2023. “Foi um ano incrível, com o desempenho assegurado por uma boa performance em publicidade, conteúdo e uma importante disciplina em custos”, disse Manuel Belmar, diretor de finanças, em entrevista à revista Valor.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O que acontece em casos de falência?
Esse processo reúne os bens da instituição e dos donos, apontando o que deve ser liquidado para pagar as dívidas em aberto. Ele pode levar longos anos na Justiça, assim como também pode ser revertido, caso o responsável consiga achar um jeito de levantar a empresa novamente.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE