BOMBA
Arrancada do ar: Falência de emissora de TV tão popular quanto a Globo devasta o Brasil
06/04/2025 às 20h15

Uma emissora de TV teve a falência decretada no Brasil. O canal, tão popular quanto a Globo, acabou sendo arrancado do ar de forma inesperada
A TV segue sendo uma verdadeira fonte de entretenimento. Atualmente, existem inúmeras emissoras dominam o mercado, mas esse número poderia ser maior. Acontece que algumas acabaram ficando pelo caminho. Nessa matéria falaremos da falência de um canal tão popular quanto a Globo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para quem não sabe, estamos falando sobre o fim da TV Tupi. O canal foi extinto em 18 de julho de 1980. Segundo o UOL, a emissora de televisão, que foi a primeira do país e também da América do Sul, foi impedida de renovar suas concessões após problemas administrativos e financeiros.

Vale lembrar que a crise na emissora começou na década de 1970. Apesar de manter o segundo lugar em audiência e faturamento, as adversidades começaram a se agravar com o enfrentamento de greves, processos trabalhistas, demissões e dívidas. A situação foi ficando insustentável.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Mesmo com os salários atrasados, alguns funcionários seguiram trabalhando. Diante de tantos problemas financeiros, João Figueiredo, último mandatário da Ditadura Militar no Brasil, não aceitou a proposta e assinou o decreto que colocava um fim no canal, chocando todo mundo.
Na ocasião, funcionários da emissora realizaram uma vigília para salvar a TV Tupi de fim. Aliás, eles chegaram a realizar uma transmissão ao vivo por cerca de 18 horas na sede do Rio de Janeiro. Mas, os esforços para salvar a emissora acabaram sendo em vão e a emissora teve suas portas lacradas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Falência decretada, remédio falsificado e adeus após 150 anos: O fim de farmácia tão popular quanto a Drogasil
● Quebra-pau entre donos e venda à rival: O fim de banco nº1 de Belo Horizonte, em MG, e choro de correntistas
● R$1,2B em dívidas e adeus 100 lojas: Jornal da Globo confirma falência de empresa nº1 do RJ após 74 anos

Em 18 de julho de 1980, engenheiros do Departamento Nacional de Telecomunicações, acompanhados por agentes da Polícia Federal, foram até a sede da TV Tupi, em São Paulo, e lacraram os transmissores. Vale lembrar que mesmo procedimento se repetiu nas afiliadas do canal rival da Globo.
Considerações finais
Uma das emissoras mais prestigiadas do Brasil, e tão popular quanto a Globo, teve que fechar as portas. Aliás, estamos falando do encerramento da TV Tupi. Mas, o canal teve as portas lacradas em julho de 1980 e de uma forma bastante dramática, sendo lembrado até os dias atuais.
Qual a diferença entre falência e recuperação judicial?
Segundo informações do portal Vem Pra Dome, ambos os institutos têm como objetivo a satisfação de dívidas de uma empresa. Contudo, a principal diferença está na continuidade ou não do empreendimento.
No caso da recuperação judicial, se ganha tempo para recuperar a capacidade de gerar resultados na empresa. Por outro lado, na falência, não existe a reestruturação do negócio e ele acaba fechando as portas.
A ideia por trás da recuperação judicial é manter o negócio ativo, gerando empregos e possibilitando que a empresa consiga pagar as suas dívidas. Na falência, ocorre o encerramento do negócio, que é considerado irrecuperável.
Confira mais matérias sobre falência clicando aqui.
Autor(a):
Kelly Araújo
Eu sou Kelly Araújo, formada em Biologia pelo IFCE e atualmente estudo Engenharia de Produção Civil na mesma instituição. Escrevo sobre televisão e o universo dos famosos desde o ano de 2014. Sou apaixonada por falar sobre os bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos nas redes sociais e amo assistir um reality show de confinamento. Minhas redes são: Email: kelly.araujo@otvfoco.com.br