TRISTE FIM!

Debandada de patrocínio a estúdios destruídos: Falência de emissora popular igual a Globo entristece o Brasil

http://www.otvfoco.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

Falência de emissora - Globo (Foto: Reprodução, Montagem - Tv Foco)

O Brasil perde uma grande emissora tão grande quanto a Rede Globo, após perda de patrocínio e falência decretada

A falência de uma das emissoras mais populares do Brasil, comparável em alcance e influência à Globo, trouxe grande tristeza ao país.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A debandada de patrocínios aos estúdios agora destruídos reflete a gravidade da situação, com consequências significativas para a indústria do entretenimento e para os profissionais envolvidos.

A falência de uma emissora de TV gigante (Foto: Reprodução/ Internet)

TV Excelsior, uma das pioneiras na televisão brasileira foi uma das mais inovadoras em seu tempo. Fundada em 1960 por Mário Wallace Simonsen, a Excelsior trouxe uma nova forma de fazer televisão, introduzindo conceitos que transformaram o panorama televisivo nacional.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Sua criação

Após a eleição presidencial de 1950, Getúlio Vargas iniciou um processo de quebra de hegemonia dos principais meios de comunicação do Brasil. Um dos beneficiados foi o radialista Vitor Costa, que adquiriu a Rádio Mayrink Veiga, embrião do que futuramente viria a ser as Organizações Victor Costa.

De acordo com o Wikipédia, o grupo detinha as concessões das rádios Excelsior e Nacional e da TV Paulista em São Paulo. Com a intermediação do jornalista João de Scantimburgo, o empresário cafeicultor Mário Wallace Simonsen comprou a parte de Vitor Costa na TV Excelsior e se juntou a Scantimburgo, o exportador de café José Luís Moura e o deputado federal Ortiz Monteiro para comandar o novo canal. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A concessão foi adquirida por um valor extremamente elevado para a época.

A TV Excelsior foi inaugurada em 9 de julho de 1960, em cerimônia realizada no Teatro Paulo Eiró, no bairro paulistano de Santo Amaro.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ela criou o conceito de rede, inovou no telejornalismo com o “Jornal de Vanguarda” e foi a primeira a ter logotipo. Sua programação diversificada atraiu audiência e consolidou sua posição no cenário televisivo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Crise e Pressão do Governo Militar (1964)

Em 1964, a TV Excelsior passou por uma grande crise, sob pressão do governo militar. A emissora enfrentou dificuldades financeiras e conturbadas relações com o poder público. Mesmo assim, continuou a operar, mas já enfrentava desafios significativos.

Em 1969, a TV Excelsior era um nome que não podia ser dito na ditadura. Estava endividada e abandonada, e ainda sofreu com dois incêndios. A rede lutava para se manter no ar, mas suas dificuldades eram cada vez maiores.

Devido a vários problemas financeiros e relações conturbadas com o governo militar, a TV Excelsior foi extinta em 30 de setembro de 1970. Sua história é uma narrativa de ambição, inovação e desafios. Sua ascensão rápida e sua queda abrupta ilustram os riscos e as recompensas do pioneirismo na indústria da televisão.

Legado

A TV Excelsior deixou um legado importante na história da televisão brasileira. Suas inovações e contribuições influenciaram outras emissoras e moldaram o cenário midiático do país.

Durante sua existência, a Excelsior apresentou programas marcantes e revelou talentos. O “Jornal de Vanguarda”, o humorístico “Balança Mas Não Cai” e a novela “Redenção” são alguns exemplos.

Mesmo após seu encerramento, a TV Excelsior permanece na memória afetiva de muitos brasileiros, lembrando uma era de experimentação e pioneirismo na televisão nacional.

Qual é a maior emissora do mundo?

ABC é a maior emissora do mundo. Com sede nos Estados Unidos, a sigla do grupo American Broadcasting Company é referência não só para o público, mas também no mercado internacional quando o assunto é produção audiovisual. Ela faz parte das empresas do grupo de entretenimento Walt Disney.

Eu sou Wellington Silva, tenho 26 e sou apaixonado pelo mundo dos famosos e reality shows. Tenho formação em Técnico em Redes de Computadores pela EEEP Marta Maria Giffoni de Sousa e me considero redator por vocação. Sou aficionado pela vida dos artistas. Já trabalhei em sites focados em artistas musicais e atualmente trabalho em sites focados nas celebridades no geral. Faço matérias com foco em reality shows, famosos, cantores, e futebol. Posso ser encontrado nas redes sociais como: @ueelitu

Sair da versão mobile