Emissora tradicional e grandiosa igual a Globo, teve falência decretada e ainda teve que lidar com cassação e ser retirada às pressas do ar quando era muito popular
No Brasil há grandes emissoras como Globo, Record, Band, dentre outras que fazem sucesso por aqui. E ao longo da história, muitas emissoras foram criadas e também deixaram de existir. A trajetória da TV no país teve vários períodos, e gigantes não existiram a todas as fases.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Uma especial já foi líder audiência e já bateu de frente com a poderosa Globo. Hoje a emissora dos Marinhos é líder de audiência e sempre costuma deixar a concorrência para trás. Mas, em anos anteriores, ela já teve embates com grandes concorrentes.
E é o caso da sua rivalidade com a TV Rio, que foi fundada em 17 de julho de 1955 por João Batista do Amaral. Ao longo de 22 anos de existência ela teve alguns donos de diferentes, mas, isso não impediu dela ganhar espaço no mercado nacional e ser uma das mais queridas daquela época.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para se ter noção do seu poder, artistas como Chacrinha, Norma Benguell, Moacyr Franco, Dercy Gonçalves, Consuelo Leandro, Ronald Golias, Flávio Cavalcanti e Chico Anysio, fizeram parte do seu plantel de funcionários. Esses nomes são consagrados no Brasil hoje por conta de toda a sua contribuição para a TV.
Entre produções que fizeram sucesso na programação da rival da Globo, temos as séries. Família Boaventura e Histórias do Dom Gatão. Além dos programas humorísticos O Riso é o Limite, Teatro Psicodélico e Chico Anysio Show. Além das atrações Noite de Gala, Espetáculos Tonelux, Show 713, Rio, cinco pras cinco, Pergunte ao João, Show Sem Limites, Rio é Pra Valer e O Domingo é Nosso. Aos poucos, ela ganhava espaço e conquistava telespectadores.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
PROBLEMAS E O FIM DE SUA HISTÓRIA
Os bons anos não duraram para sempre. Conforme informações da Revista Amiga, na edição do dia 27 de abril de 1977, pouco antes de fechar, a TV Rio estava enfrentando problemas para pagar suas contas. Funcionários cobravam salários atrasados e a receita da gigante diminuía.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● R$ 1,7BI e falência: Banco Central confirma ADEUS de 2 bancos tão populares quanto Santander e Caixa
● Dívida milionária e demissão em massa: 3 supermercados tão populares quanto Carrefour têm falência devastadora
● Falência decretada, funcionários na rua e calote: Rival da Brastemp tem fim decadente no Brasil
Como trocou muito de dono, ela foi se perdendo um pouco com seus conteúdos e isso foi afastando telespectadores. Sem ter para onde correr, em 5 de abril de 1977, s emissora teve sua concessão cassada pelo presidente Ernesto Geisel. E sua última transmissão aconteceu no dia 11 de abril de 1977, saindo do ar às 22 horas durante o Programa Henrique Lauffer. Assim, ela foi arrancada às pressas do ar.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Como em uma falência, a gigante TV Rio fechou suas portas e não mais voltou para os lares brasileiros. Apesar disso, em seu auge sua programação assumia ponta e deixava a poderosa Globo para trás. Hoje ele só existe na memória de quem teve oportunidade de acompanhar sua trajetória de 1955 a 1977.
VENDA A RECORD
Em 1983, a TV Rio ressurgia com um novo seguimento. De acordo com o site Museu da TV, o pastor da Primeira Igreja Batista de Niterói, Nilson Fanini, que tentou recriar a TV Rio a partir de 1.º de junho de 1988. Com uma programação inteiramente local, eles tentaram emplacar mais uma vez. Mas, os índices de audiência não decolaram, e em 1992, a emissora foi vendida para a Record, tornando-se a atual Record Rio.
QUAL A MAIOR EMISSORA DE TV DO MUNDO?
Hoje esse título pertence a poderosa ABC, que é sigla do grupo American Broadcasting Company. Com sede nos Estados Unidos, a gigante é sinônimo de confiança e boa qualidade em sua programação.