FECHOU AS PORTAS
Falência decretada e compra das Casas Bahia: O fim de rede varejista, amada por brasileiros, após décadas
18/06/2024 às 0h31
Referência de marketing, a empresa decretou falência e foi vendida à atual dona, que segue atuando no mercado
Uma importante rede de lojas teve uma grande história no setor do varejo no Brasil. Foram longas décadas de sucesso, até que veio a surpreendente confirmação de falência.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fundada em 1956, a Ultralar foi criada pelo empresário Ernesto Igel. Naquela época, o marketing foi revolucionário e assustou a concorrência: a comercialização de fogões foi associada aos botijões de gás.
Eles fecharam um acordo multimilionário com a Empresa Brasileira de Gás a Domicílio, a atual Ultragás. Essa parceria foi certeira e as vendas estouraram para o grupo que passou a fazer grandes investimentos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo a CNN Brasil, na década de 90, a Ultralar começou a enfrentar dívidas e precisou passar por uma reestruturação. Porém, o plano foi em vão. Na virada para os anos 2000, eles decretaram falência.
Boa parte das lojas foram compradas pelas Casas Bahia. Durante o auge, o grupo chegou a abrir uma linha de mercados inspirado no Pão de Açúcar. Mas, no processo, eles foram arrematados pelo Carrefour.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Depois disso, todas as unidades assumiram o nome das atuais donas. Ao todo, a rede esteve em funcionamento por 44 anos, até que as lojas fossem vendidas e a marca sumisse do mapa das varejistas.
Uma empresa pode reverter a falência?
Essa ação pode ser cancelada através de uma rescisória. Mas, caso não aconteça, o processo reúne os bens da instituição e dos donos, apontando o que deve ser liquidado para pagar as dívidas em aberto.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Falência devastadora: Shopping popular de SP é aniquilando pelo Bourbon após 22 anos
● Falência e bens leiloados: Gigante dos chocolates, tão icônica quanto a Pan, tem fim decadente
● Dívida de R$152M e terror de falência: Rede de supermercados, tão popular quanto Atacadão, respira por aparelhos
Autor(a):
Lucas Brito
Lucas Brito é um jornalista que ama conversar sobre tudo, mas em especial sobre música, culturas, teorias e boas histórias. Seu maior objetivo é conseguir se tornar um grande comunicador e ter espaço para tratar de assuntos sociais que considera importantes, além de poder opinar sobre a ficção, como séries e novelas. Email: [email protected]