Companhia de transportes, tradicional no Sul, encerrou as atividades e imóveis foram a leilão para pagar dívidas
Uma popular empresa do Paraná teve falência decretada pela 26ª Vara do Foro Central da Região Metropolitana de Curitiba. O grupo, que trabalhava com transportes e turismo, esteve em atividades por 58 anos.
A Pluma atuava, principalmente, na região Sul do país. Eles se desatacavam pela possibilidade de viagens para locais mais distantes e até internacionais, sendo os primeiros a realizarem a rota de Porto Alegre para outros países como Argentina, Chile e Paraguai.
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De acordo com o Diário do Transporte, em agosto de 2024, a Justiça decretou o fim das atividades da companhia pela segunda vez. Desde então, todas as operações foram oficialmente encerradas, causando uma série de prejuízos.
Em 2019, a Pluma já havia enfrentado outro processo de falência. No entanto, em abril do mesmo ano, a ação foi revertida, possibilitando que a empresa retomasse as atividades. A vara responsável determinou que os passageiros que tinham passagens compradas fossem ressarcidos.

Afinal, o que aconteceu?
Ainda segundo a publicação, a massa falida do grupo paranaense foi a leilão em novembro do ano passado. Havia prédios localizados em Curitiba, Foz do Iguaçu, Ponta Grossa e Londrina, no Paraná, São José, Joinville, Balneário Camboriú e Içara, em Santa Catarina, além de Porto Alegre, Santa Maria e Uruguaiana, no Rio Grande do Sul.
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Na época, os lances estavam entre R$ 290 mil e R$ 21 milhões. Antes de encerrar as atividades, a Pluma chegou a transferir algumas linhas para empresas terceirizadas, na intenção de organizar as operações. Porém, não foi possível. Através dos advogados, a marca confirmou o encerramento definitivo, após inúmeras viagens realizadas em quase seis décadas.
Conclusão
- Em resumo, a Pluma teve falência decretada pela Justiça de Curitiba, no Paraná;
- A empresa atuou por 58 anos, se tornando referência no turismo e viagens internacionais de ônibus;
- Esta, no entanto, foi a segunda vez que a empresa teve falência decretada, após uma crise em 2019;
- A Justiça determinou o leilão dos imóveis da companhia para quitar as dívidas em aberto;
- Os valores, segundo o Diário do Transporte, estavam entre R$ 290 mil e R$ 21 milhões.
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