Famosa loja de decoração e itens para casa deu seu último adeus deixando muitos clientes entristecidos
Se tem uma coisa que a maioria das pessoas adoram comprar são objetos de decoração e itens para o lar. Afinal de contas, não tem nada mais satisfatório do que deixar o local aonde moramos o mais confortável possível.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Mas infelizmente, ao longo dos anos, principalmente após o período pandêmico que passamos, muitas lojas tradicionais do ramo, acabaram sucumbindo e não suportaram mais continuar por uma série de motivos.
Uma delas é a famosa Etna, que ficava localizada nos melhores shoppings do país e acabou dando seu último adeus no ano de 2022 após 17 anos de exercício, o que, com certeza, deixou muitos clientes entristecidos …
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O último adeus …
Segundo o portal CNN, no dia 25 de março de 2022, a Etna fez um comunicado aonde explicava a situação e se despedia de todos os seus clientes e parceiros.
Na ocasião, a loja atuava com apenas 4 lojas físicas ativa e uma plataforma de e-comerce. Os pontos foram se diluindo aos poucos e dentro de seis meses, já havia encerrado todas as suas atividades
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Porém, para conseguir acabar com o estoque, a empresa realizou uma grande queima, o que de certa forma foi bem vantajosa pois ofereceu até 90% de desconto para todos os clientes.
Inclusive, ela fez questão que no mesmo comunicado fosse divulgado essa mega liquidação.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Um dos principais motivos que fizeram a Etna desistir foi não conseguir concorrer efetivamente com a Tok&Stok, que inclusive também está atualmente por um fio*SAIBAMAIS*
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ainda segundo a CNN, a Etna foi oferecida a vários investidores ao longo do tempo, mas todas sem sucesso.
As lojas Etna ficavam localizadas nos melhores shoppings do país (Foto Reprodução/Internet)Por que a Etna desistiu?
Segundo o portal EXAME, apesar do período de confinamento, devido à pandemia da Covid-19, ter impulsionado as pessoas a se interessarem por decoração e itens para casa, os erros de estratégia da empresa acabaram não suportando a concorrência do e-comerce.
Nesse contexto, a Etna acabou um tanto defasada. A rede é baseada no modelo de megastores, com unidades grandes, custosas e cansativas para o consumidor.
Era um modelo inspirado na gigante Ikea, mas que acabou perdendo espaço com o tempo.
O setor de supermercados viveu um movimento parecido: os hipermercados perderam espaço, enquanto os atacarejos avançaram com preços competitivos, e as lojas de proximidade resolvem o problema do consumidor nas compras de última hora.
Outra tendência que não foi acompanhada pela Etna eram das compras feitas pela internet . A Etna não investiu tanto quanto deveria no digital, e sofreu um grande baque com a pandemia.
O avanço das compras pela internet nos últimos dois anos impulsionou empresas nativas digitais que já vinham ganhando espaço no segmento, como MadeiraMadeira e Mobly, o que fez a Etna ficar cada vez mais pra trás.
O fim da Etna foi marcado por prateleiras vazias e falta de produtos, mas segundo o que foi apurado pelo TV FOCO, o encerramento da Etna se deu apenas por não conseguir acompanhar a concorrência, mas ao que tudo indica, saiu sem nenhuma dívida.