ENCERRAMENTO DAS ATIVIDADES

Falência decretada: O fim de famoso plano de saúde anunciado às pressas e desespero geral de clientes no Brasil

31/07/2024 às 0h44

Por: Lucas Brito
Imagem PreCarregada
Plano de saúde encerrou as atividades após processo de falência (Foto: Divulgação)

Justiça obrigou encerramento das atividades da companhia de convênios e, segundo site, carteirinhas dos pacientes foram leiloadas para marcas concorrentes

Um importante plano de saúde teve falência decretada pela Justiça brasileira. Após o decreto, publicado em 2023, a empresa responsável foi obrigada a dar fim aos serviços que atendiam milhares de pessoas em diversos hospitais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os valores das dívidas e processos não foram divulgados, mas, com a decisão, os usuários dos convênios temeram ficar desamparados. Porém, isso não foi suficiente para garantir que a companhia seguisse operando e vendendo as carteirinhas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo o Tribunal de Justiça do Distrito Federal, o juiz decretou a falência da Saúde Sim, que mantinha sede em Águas Claras. Com a decisão, foram suspensas todas as ações e execuções do grupo, na intenção de quitar, inclusive, questões trabalhistas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Plano de Saúde, Falência
Após falência de Plano de Saúde, a ANS teria leiloado as carteirinhas dos clientes para outras empresas concorrentes (Foto: Divulgação)

Ainda como revelou a publicação do órgão público, o magistrado proibiu qualquer forma de retenção, arresto, penhora, sequestro, busca, apreensão e constrição judicial ou extrajudicial sobre os bens da empresa devedora. Todas as ordens foram incluídas no processo.

Já de acordo com o site Planos de Saúde Med, especializado nesse tipo de assunto, quando um convênio vai à falência, as carteirinhas dos clientes são colocadas em leilão. Essa ação vem sendo administrada pela ANS no Brasil, dando 30 dias para a portabilidade após a compra.

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Primeiramente, se você está em tratamento de alguma doença ou internado, espere a carta de permanência. Em seguida, faça portabilidade para outro plano. Por outro lado, se não está internado, pode mudar imediatamente. Para isso, fale com um corretor de planos de saúde”, explicou.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“O Plano Saúde Sim tem muitos beneficiários com idade avançada. Isso pode ser um problema, pois muitos planos têm limite de idade para contratar. Por isso, um plano de saúde para terceira idade é a melhor escolha e talvez a única opção”, apontou na época.

Falência, Plano de Saúde
O processo de portabilidade foi mais complicado para quem estava passando por internação ou tratamento contínuo nos hospitais conveniados (Foto: Divulgação)

O que acontece em casos de falência?

Esse processo reúne os bens da instituição e dos donos, apontando o que deve ser liquidado para pagar as dívidas em aberto. Ele pode levar longos anos na Justiça, assim como também pode ser revertido, caso o responsável consiga achar um jeito de levantar a empresa novamente.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

🚨 Vai desistir? Raquel usa tática de Davi + Ana Furtado detona a Globo + Mãe da Deolane liberada da cadeia?  

Destaque
Falência decretada
Plano de saúde

Autor(a):

Lucas Brito é um jornalista que ama conversar sobre tudo, mas em especial sobre música, culturas, teorias e boas histórias. Seu maior objetivo é conseguir se tornar um grande comunicador e ter espaço para tratar de assuntos sociais que considera importantes, além de poder opinar sobre a ficção, como séries e novelas. Email: [email protected]

Botão de fechar
Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.