Farmácia popular em São Paulo teve fim escandaloso após vender remédio falso, prisões e até ser interditada pela Vigilância Sanitária
A farmácia é indispensável na vida dos cidadãos, que buscam pelos melhores remédios para ajudar a combater doenças e melhorar sintomas. No Brasil,, algumas empresas de destacam por conta de seus serviços, mas, nem todas conseguiram atingir o sucesso.
Nesta segunda-feira, 02, iremos relembrar o fim escandaloso de uma farmácia em São Paulo após ser interditada pela Vigilância Sanitária e vender remédios falsos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Estamos falando da Botica Ao Veado d’Ouro. A rede foi uma das mais tradicionais sediada na Rua São Bento, no centro histórico da cidade de São Paulo.
A empresa em formato de papelaria, livraria e loja de miudezas em São Paulo foi fundada em 1958 e tornou-se popular entre os paulistanos. Durante anos, a farmácia tornou-se uma das principais.
Porém, um escândalo fez com que a farmácia começasse a ter problemas no ano de 1998. Na época, a empresa foi investigada pela falsificação do medicamento Androcur, destinado ao tratamento de câncer de próstata, segundo o portal UOL.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com as investigações, a Botica Ao Veado d’Ouro produziu cerca de um milhão e trezentos mil comprimidos de placebo, ou seja, que não possuíam efeito terapêutico.
A composição química era substituída por farinha e os acusados colocavam a etiqueta do verdadeiro remédio na embalagem para vender o produto.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No mesmo ano, a farmácia já havia sido fechada pela Vigilância Sanitária por não estar em condições adequadas de funcionamento.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além disso, por conta dos problemas, os sócios do empreendimento foram condenados há 13 anos de prisão.
FIM DA EMPRESA
Após o escândalo e até prisões de antigos sócios, a Botica Ao Veado d’Ouro passou a lidar com quedas na demanda.
Por fim, mesmo tentando sair do prejuízo, a farmácia encerrou as suas atividades definitivamente em 2008.
Na ocasião, funcionários e donos foram realocados para a drogaria de manipulação Medida Exata, também em São Paulo. A empresa também fechou no ano de 2014.
Qual é a diferença entre drogaria e farmácia?
Como havíamos mencionado, as farmácias são indispensáveis na vida dos brasileiros. Mas, muitos possuem dúvidas da diferença entre a drogaria e a farmácia.
Enquanto a Drogaria compreende somente o comércio de medicamentos, insumos farmacêuticos e correlatos em suas embalagens originais, a farmácia também realiza a manipulação de medicamentos.
Desse modo, a empresa precisa de um laboratório adequado para preparar as fórmulas receitadas pelos profissionais de saúde, como dentistas e médicos.