Uma empresa gigante não conseguiu disputar com a Netflix e acabou tendo sua falência decretada
Uma empresa gigante, que fez muito sucesso na década de 90, teve a sua falência decretada em 2011. A situação se agravou ainda mais com o crescimento da Netflix, que revolucionou o mercado, deixando as mais antigas para trás.
As plataformas de streaming hoje são gigantes, mas poucos anos atrás, ninguém comentava muito sobre elas. Isso porque, quem gostava de assistir filmes e séries precisavam ir até a locadora, para alugar por alguns dias os DVDs.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Uma das gigantes mundiais era a Blockbuster, fundada no dia19 de outubro de 1985, por David P. Cook, no Estados Unidos. Sua crescente foi enorme e no auge chegou a ter mais de 9 mil lojas espalhadas pelo mundo.
Porém, de acordo com o portal ‘CNN’, a locadora passou a enfrentar seus primeiros indícios de decadência e entre 2003 e 2005 perdeu 75% de seu valor de mercado. No Brasil, em 2007, a Americanas comprou a empresa em um negócio de R$162 milhões.
Nessa época, a Blockbuster tinha 127 lojas espalhadas em todos os territórios do país, porém, com o tempo foi se transformando na famosa Americanas Express.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A falência da Blockbuster
Ainda segundo a CNN, em 2011 a Blockbuster decretou falência, já que estavam com uma dívida e mais de 1 bilhão de dólares. Neste mesmo ano, a Dish Network comprou a massa falida, em uma negociação de 320 milhões de dólares.
Em 2014, todas as unidades da marca pelo mundo inteiro fecharam, exceto a loja em Oregon, que permanece aberta até os dias de hoje. Na época, o CEO da Dish Network, Joseph Clayton, comentou sobre a situação das locadoras.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Falência decretada e leilão: Luta de cervejaria, rival da Heineken, gera tensão em clientes em 2024
● Prateleiras vazias e dívida impagável: Marca n°1 das donas de casa tem falência destruidora em país
● Falência e 30 mil funcionários na rua: Maior varejista, nº1 dos eletros, tem fim decadente em país
Esta não é uma decisão fácil, mas o consumidor agora opta claramente por ferramentas de distribuição digital de entretenimento em vídeo”, disse ele. Portanto, o crescimento da Netflix não culminou somente no fim da Blockbuster, como o de outras dezenas de empresas do segmento.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em quantos países a plataforma está?
A Netflix encontra-se em 190 países e assim conta com um número gigante de usuários. Em março de 2023 superou os 232 milhões de assinantes, e segue até os dias de hoje batendo recordes de assinaturas.