Uma empresa gigante não conseguiu disputar com a Netflix e acabou tendo sua falência decretada
Uma empresa gigante, que fez muito sucesso na década de 90, teve a sua falência decretada em 2011. A situação se agravou ainda mais com o crescimento da Netflix, que revolucionou o mercado, deixando as mais antigas para trás.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
As plataformas de streaming hoje são gigantes, mas poucos anos atrás, ninguém comentava muito sobre elas. Isso porque, quem gostava de assistir filmes e séries precisavam ir até a locadora, para alugar por alguns dias os DVDs.
Uma das gigantes mundiais era a Blockbuster, fundada no dia19 de outubro de 1985, por David P. Cook, no Estados Unidos. Sua crescente foi enorme e no auge chegou a ter mais de 9 mil lojas espalhadas pelo mundo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Porém, de acordo com o portal ‘CNN’, a locadora passou a enfrentar seus primeiros indícios de decadência e entre 2003 e 2005 perdeu 75% de seu valor de mercado. No Brasil, em 2007, a Americanas comprou a empresa em um negócio de R$162 milhões.
Nessa época, a Blockbuster tinha 127 lojas espalhadas em todos os territórios do país, porém, com o tempo foi se transformando na famosa Americanas Express.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A falência da Blockbuster
Ainda segundo a CNN, em 2011 a Blockbuster decretou falência, já que estavam com uma dívida e mais de 1 bilhão de dólares. Neste mesmo ano, a Dish Network comprou a massa falida, em uma negociação de 320 milhões de dólares.
Em 2014, todas as unidades da marca pelo mundo inteiro fecharam, exceto a loja em Oregon, que permanece aberta até os dias de hoje. Na época, o CEO da Dish Network, Joseph Clayton, comentou sobre a situação das locadoras.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● R$ 1,7BI e falência: Banco Central confirma ADEUS de 2 bancos tão populares quanto Santander e Caixa
● Dívida milionária e demissão em massa: 3 supermercados tão populares quanto Carrefour têm falência devastadora
● Falência decretada, funcionários na rua e calote: Rival da Brastemp tem fim decadente no Brasil
Esta não é uma decisão fácil, mas o consumidor agora opta claramente por ferramentas de distribuição digital de entretenimento em vídeo”, disse ele. Portanto, o crescimento da Netflix não culminou somente no fim da Blockbuster, como o de outras dezenas de empresas do segmento.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em quantos países a plataforma está?
A Netflix encontra-se em 190 países e assim conta com um número gigante de usuários. Em março de 2023 superou os 232 milhões de assinantes, e segue até os dias de hoje batendo recordes de assinaturas.