TRISTE FIM!

Calote de R$1 bilhão: A falência de gigante dos eletrodomésticos após ser aniquilada pelas Casas Bahia

30/07/2024 às 15h34

Por: Giovana Misson
Imagem PreCarregada
Loja fechada, homem triste e Casas Bahia (Fotos: Reproduções / Canva / Divulgação)

As varejistas são destaque na economia brasileira devido a popularidade. Durante anos, inúmeras empresas chegaram a abrir, mas nem todas conseguiram lidar com à crise financeira. Nesta terça-feira, 30, iremos relembrar a falência de uma gigante dos eletrodomésticos após ser aniquilada pelas Casas Bahia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Atualmente, o cenário econômico lida com uma forte crise, principalmente após a pandemia da Covid-19. Mas, engana-se quem as dificuldades financeiras ocorrem apenas nos dias atuais. Na década dos anos 80 e 90, o mercado também lidou com fortes problemas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No ano de 1957, uma das varejistas mais conhecidas de eletrodomésticos foi fundada no interior de São Paulo, em Lins. A empresa, conhecida como Arapuã, ganhou destaque em pouco tempo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A empresa chegou a ter mais de 220 lojas espalhadas pelo Brasil, vendendo, majoritariamente, eletrodomésticos. No ano de 1996, chegou a ter o faturamento de 2,2 bilhões, segundo o portal Exame.

Nos anos 90, a Arapuã era uma das maiores varejistas do Brasil, rivalizando com as Casas Bahia e o Ponto Frio, que são vistas como as maiores atualmente.

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

FALÊNCIA DA EMPRESA

No entanto, por conta da alta inadimplência de vendas a prazo, a empresa passou a lidar com problemas financeiros. Na época, as dívidas chegaram a ultrapassar R$1 bilhão.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Visando sair da crise, no ano de 1998, a varejista entrou em concordata, espécie de recuperação judicial dos dias atuais. Porém, mesmo com o acordo para reestruturar o negócio, a empresa não conseguiu se reerguer.

Além da alta inadimplência de vendas a prazo, a Arapuã não conseguiu superar a concorrência acirrada, seja da Casas Bahia ou do Ponto Frio, e perdeu ainda mais vendas, o que prejudicou suas contas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em julho de 2002, a Justiça decidiu em primeira instância decretar a falência da Arapuã. Na época, a varejista chegou a reverter a decisão. Mas, em 2009, o STF voltou a declarar a falência da varejista.

Como ver fatura Casas Bahia pelo CPF?

Fundada em 1952, a Casas Bahia tornou-se uma das principais varejistas do Brasil. Além dos produtos, a empresa também dá a possibilidade de criar um cartão de crédito.

Inclusive, muitos brasileiros possuem o cartão de crédito da varejista, mas muitos ficam na dúvida de como ver a fatura. Veja o passo a passo”

  • Acesse o App Bradesco Cartões;
  • Faça login com CPF e senha;
  • Em seguida, localize o menu de “Faturas”;
  • Emita a segunda via da fatura do cartão.

🚨 Vai desistir? Raquel usa tática de Davi + Ana Furtado detona a Globo + Mãe da Deolane liberada da cadeia?  

Casas Bahia
Destaque
falência

Autor(a):

Eu sou Giovana Misson, jornalista por formação pela Universidade Mackenzie de São Paulo. Criadora de conteúdo digital e redatora sobre o mundo das celebridades desde 2019. Já trabalhei em assessoria de imprensa, local em que cuidei de marcas de peso e por redações focadas no entretenimento. Sou apaixonada por moda, beleza, música, séries e nunca perco uma fofoca. Faço matérias focadas em programas de televisão e sobre o cotidiano dos famosos. Email: [email protected]

Botão de fechar
Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.