A marca de chocolates Pan passou por uma crise tão séria que acarretou em sua falência, agora no início de 2023
O ano de 2023 já ‘fechou’ várias empresas e colocou outras na zona de risco, mas existe uma marca em específico que fez parte da vida de milhares de crianças e adolescentes no passado, mas que agora não existe mais. A Pan, responsável pelos cigarrinhos de chocolate – e que por motivos óbvios se tornaram lápis anos mais tarde -, declarou falência.
A Justiça decretou a falência da empresa em fevereiro de 2023. A companhia havia apresentado o pedido de autofalência dentro do processo de recuperação judicial pelo qual passava desde 2020, de acordo com o G1. Houve um processo para transformar o pedido de recuperação judicial em falência no ano passado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com o juiz Marcello do Amaral Perino, da 1ª Vara Regional de Competência Empresarial e de Conflitos Relacionados à Arbitragem de São Paulo, os bens vendidos deveriam servir para pagar credores.
“Reconhecida como devedora contumaz dos tributos e sem a sua inscrição regularizada, não há como considerar como possível a continuidade das atividades da recuperanda”, declarou na sentença.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
PUBLICIDADE POLÊMICA
O chocolate Pan ficou muito conhecido desde os anos 1930 por ter o formato de um cigarro. É claro que com as constantes campanhas antitabagismo ao longo dos anos, a marca optou por transformar os cigarrinhos em lápis, mesmo porque o fumo não combina com crianças.
QUAIS ERA OS OUTROS PRODUTOS DA PAN?
Outros produtos de sucesso da Pan e que venderam muito foram o pão de mel, que foi lançado em 1945, granulado para doces, moedas de chocolate ao leite, bombons e bala de goma. A pan também lançou pipocas cobertas com chocolate e que até se tornaram populares nos últimos anos de sua existência.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE