Falência de montadora de carros após quase 3 décadas nas ruas e 40 mil vendas
Montadora muito amada de carros acaba extinta no Brasil após 40 mil vendas e falência depois de quase 3 décadas nas ruas.
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Portanto, estamos falando da Gurgel Motores, que foi uma fabricante de automóveis brasileira considerada à frente do seu tempo.
Isso porque, segundo o portal UOL, a fabricante com ideias arrojadas, vendeu 40 mil carros de 20 modelos diferentes e produziu diversos protótipos que não saíram do papel ao longo de sua trajetória, entre 1969 e 1996.
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Assim como, um projeto de veículo com distanciamento social, pensado para taxistas e empresas de transporte de passageiros.
O carro desenhado pela fabricante previa a implementação de paredes translúcidas entre o motorista e os passageiros, além de uma porta traseira específica para a entrada dos clientes à época, o padrão eram carros apenas com duas portas dianteiras.
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Embora a proposta do veículo ter sido patenteada em 1989, ela não foi adiante. Algumas carrocerias de teste chegaram a ser produzidas, mas o sonho não se concretizou na produção do modelo.
Contudo, conforme dados do UOL, o processo de falência da Gurgel começou nos anos 1990, a partir do lobby de grandes montadoras junto ao governo brasileiro pela isenção de impostos para carros de até 1.0.
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Com isso, a empresa nacional ganhou a concorrência das estrangeiras no segmento.
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Além disso, a pressão das fabricantes sobre fornecedores contra o compartilhamento de peças com a Gurgel e atrasos do BNDES para repassar recursos aprovados para a construção de uma nova fábrica também contribuíram para a derrocada da empresa.
Durante entrevista à Folha de S.Paulo, em 2001, Fernando do Amaral Gurgel, filho do empresário João Augusto Gurgel, também culpou os governos do Ceará e de São Paulo pela queda da empresa.
Isso porque, ele alegou que houve “traição” por parte dos ex-governadores Ciro Gomes (PDT, na época PSDB), do Ceará, e Luiz Antônio Fleury Filho, de São Paulo, falecido no ano passado.
Segundo Ciro, ouvido na mesma época, os acordos com a Gurgel foram rompidos por dívidas não quitadas com bancos que sobraram para os governos.
Segundo a Wikipedia, em meio à declaração de falida pelo governo, a empresa conseguiu recorrer da decisão de decretação de falência e ficou ativa até setembro de 1996.
Após diversas tentativas de venda do terreno da fábrica e seus veículos abandonados, ela só foi leiloada em 2007, por quase R$16 milhões.
O dinheiro serviu como pagamento de dívidas trabalhistas, que chegou a quase R$20 milhões. A Gurgel deixou um lastro de R$280 milhões em dívidas.
Qual é a maior montadora de carros do Brasil?
De acordo com Center Car, a Volkswagen é a líder disparada em termos de unidades vendidas e liderança de mercado por ano. Isso porque sua presença no mercado brasileiro data de 1959 e se estende até hoje.