BOMBA!

Calote de R$ 280M: A falência de montadora n°1 ao ser aniquilada pela Chevrolet e vender carros por mixaria

Chevrolet - Falência de montadora (Foto: Reprodução, Montagem - TV Foco, Well)

Chevrolet - Falência de montadora (Foto: Reprodução, Montagem - TV Foco, Well)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A ascensão e queda de uma das maiores montadoras do país que foi dizimada pela Chevrolet e forçada a vender seus carros por uma mixaria antes da falência

A montadora líder do setor automotivo brasileiro, que outrora brilhava no cenário nacional, enfrentou uma dívida de impressionantes R$ 280 milhões, resultado na sua falência.

A montadora que era concorrente implacável da Chevrolet, viu sua posição no mercado desmoronar, levando-a a uma falência que ninguém imaginava ser possível.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Falência de montadora de carro, rival da Chevrolet (Foto: Reprodução, Montagem – TV Foco)

O engenheiro João Augusto Conrado do Amaral Gurgel fundou a Gurgel Motores S.A. em 1º de setembro de 1969, em São Paulo.

NASCIMENTO

De acordo com a UOL, desde o início, a empresa tinha a ambiciosa proposta de produzir veículos 100% nacionais. 

Inicialmente, a Gurgel começou fabricando karts e minicarros para crianças, mas logo expandiu sua linha de produção para incluir veículos utilitários e off-road, como o famoso bugue Ipanema, que utilizava motor Volkswagen.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

MODELOS ICÔNICOS

Em 1975, a Gurgel transferiu sua sede para Rio Claro, no interior de São Paulo, onde construiu uma moderna linha de montagem.

Durante os anos 70, a empresa lançou modelos icônicos como o Xavante XT e o X-12, que se destacaram pela robustez e inovação. 

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O chassi Plasteel, uma combinação de plástico e aço, era uma das inovações patenteadas pela Gurgel, proporcionando alta resistência e durabilidade.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

PRIMEIRO CARRO ELÉTRICO BRASILEIRO

Segundo a Forbes, nos anos 80, a Gurgel continuou a inovar, lançando o primeiro carro elétrico brasileiro, o Itaipu E400, em 1980. Este furgão elétrico tinha uma autonomia de 80 quilômetros e foi um marco na história da indústria automobilística nacional. 

Além disso, a empresa desenvolveu o BR-800, um carro compacto e econômico, e inicialmente batizou-o de Cena, mas teve que mudar o nome devido a um processo movido pela família do piloto Ayrton Senna.

DIFICULDADES FINANCEIRAS

Contudo, apesar das inovações, a Gurgel enfrentou dificuldades financeiras ao longo dos anos. Acontece que a crise econômica do início dos anos 90 e a abertura do mercado brasileiro às importações de veículos estrangeiros agravaram as dívidas significativas que a empresa acumulou.

Em 1993, a Gurgel entrou com um pedido de concordata, uma tentativa de reestruturar suas dívidas e evitar a falência.

A FALÊNCIA

Infelizmente, os esforços para salvar a empresa não foram suficientes. Em 1996, a Gurgel Motores S.A. encerrou suas atividades, deixando um legado de aproximadamente 40 mil veículos produzidos ao longo de sua existência. 

Decretaram oficialmente a falência em 30 de setembro de 1996, marcando o fim de uma era para a indústria automobilística brasileira.

Por fim, Gurgel Motores foi leiloada em 2007, por cerca de 16 milhões. O dinheiro na ocasião serviu para que eles pagassem as dívidas trabalhistas, que chegaram a quase 20 milhões.

Sendo assim, a montadora deixou um lastro de 280 milhões em dívidas.

Após o fechamento, a marca Gurgel foi registrada por outro empresário em 2004, sem o consentimento da família Gurgel, o que resultou em uma disputa judicial. Segundo dados do Wikipédia.

POR QUE A FORD DEIXOU O BRASIL?

A Ford deixou o Brasil em 2021 como parte de uma reestruturação global para reduzir custos e focar em mercados mais rentáveis.

Anos de prejuízos acumulados, a baixa demanda por alguns de seus modelos e a necessidade de modernizar suas operações influenciaram a decisão.

A empresa optou por fechar suas fábricas em Camaçari (Bahia), Taubaté (São Paulo) e Horizonte (Ceará), impactando milhares de trabalhadores e a economia local.

CONCLUSÕES FINAIS

A história da Gurgel Motores é um exemplo de inovação e perseverança, mas também de desafios e dificuldades enfrentados por uma empresa que tentou se manter independente e nacional em um mercado cada vez mais globalizado.

Agora, as pessoas lembram a Gurgel como uma pioneira na indústria automobilística brasileira, especialmente por suas inovações tecnológicas e pelo sonho de seu fundador de criar um carro genuinamente brasileiro.

Por fim, a trajetória da empresa serve como inspiração e lição para futuros empreendedores do setor.

Eu sou Wellington Silva, tenho 26 e sou apaixonado pelo mundo dos famosos e reality shows. Tenho formação em Técnico em Redes de Computadores pela EEEP Marta Maria Giffoni de Sousa e me considero redator por vocação. Sou aficionado pela vida dos artistas. Já trabalhei em sites focados em artistas musicais e atualmente trabalho em sites focados nas celebridades no geral. Faço matérias com foco em reality shows, famosos, cantores, e futebol. Posso ser encontrado nas redes sociais como: @ueelitu

Sair da versão mobile