Importante montadora do passado, empresa decretou falência após lidar com mudanças do governo e concorrência com a Fiat
Uma montadora 100% brasileira chegou a fazer sucesso no país e garantiu milhares de vendas, mas mudanças que o governo promoveu fizeram a empresa decretar falência. A concorrência com a Fiat também levou a marca ao fundo do poço.
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A Gurgel Motores S/A foi uma empresa de automóveis criada pelo engenheiro João Augusto Conrado do Amaral Gurgel. Em 1969, a fabricante surgiu na Avenida do Cursino, na zona sul de São Paulo. Em 1975, sua sede mudou para a cidade de Rio Claro.
Ao longo de 27 anos, a montadora emplacou alguns sucessos. Seu primeiro grande lançamento foi o Ipanema, que era um bugue que levava o motor Wolkswagen. A empresa também lançou o Xavante XT, Xavante X12 TR, Itaipu E150 e BR-800, entre outros.
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De acordo com o Autoesporte, a Gurgel fabricou cerca de 30 mil veículos ao longo de sua existência. Além de karts e minicarros para crianças, a montadora também lançou veículos utilizados pelo exército brasileiro.
PROBLEMAS E FALÊNCIA
Na década de 1980, o então presidente Fernando Collor de Melo lançou algumas iniciativas que prejudicaram a Gurgel. Uma delas foi isentar todos os carros com motos menor que 1000 cm³. Isso fez com que montadoras estrangeiras lançassem carros com preços menores.
O Uno Mille, da Fiat, por exemplo, passou a custar menos que o BR-800, que era a principal aposta da Gurgel na época. Com a greve de funcionários da alfândega brasileira em 1991, o nível de produção a montadora despencou bruscamente.
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Em 1993, sem apoio do governo, a Gurgel pediu concordata. A empresa declarou falência em 1994. Apesar de ter vendido alguns modelos pelos dois anos seguintes, a marca ficou ativa até 1996.
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QUAL É O CARRO MAIS VENDIDO DO BRASIL EM 2023?
A Fiat se tornou uma das maiores montadoras no Brasil. Atualmente, detém o carro mais vendido do país, o Strada, de acordo com a Fenabrave.