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R$3,2BI pelos ares: Falência de nº1 da beleza, tão popular quanto o Boticário, faz mulheres perderem o chão

Logo do Boticário, mulher triste e maquiagens (Fotos: Reproduções / Internet / Canva)

Logo do Boticário, mulher triste e maquiagens (Fotos: Reproduções / Internet / Canva)

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No dia 27 de abril deste ano, uma empresa número um de beleza, tão popular quanto o Boticário, teve o seu fim mesmo após investimentos bilionários. A notícia fez milhares de mulheres perderem o chão.

Estamos falando da Beautycounter. Fundada em 2013, a empresa realizou uma mudança significativa em maio de 2021 ao iniciar a parceria com Carlyle, a empresa global de private equity.

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O Carlyle tem US$ 425 bilhões (R$ 2,3 trilhões) em dinheiro de investidores que financiam empresas fabricantes de equipamentos aeroespaciais, turbinas eólicas e terminais de aeroportos.

No ano de 2021, Jay Sammons, que dirigia os negócios de produtos de consumo do Carlyle, decidiu investir erca de US$ 600 milhões (R$ 3,2 bilhões) na Beautycounter, de acordo com o portal Estadão.

Gregg Renfrew, fundadora da Beautycounter, acreditou que a parceria poderia ser inovadora, uma vez que seus produtos eram fabricados sem ativos químicos. Em pouco tempo, a linha virou querida entre as mulheres.

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Os produtos eram distribuídos por vendedores independentes e o foco da parceria era aumentar as vendas anuais de cerca e US$ 400 milhões (R$ 2,1 bilhões), para US$ 1 bilhão (R$ 5,44 bilhões).

FIM

No entanto, em apenas três anos, a Beautycounter seria fechada e o investimento bilionário teria ido por água abaixo. Inclusive, essa foi um dos piores investimentos nos 37 anos de história da empresa.

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“No início de nosso investimento, a Beautycounter enfrentou pressões competitivas e desafios pós-pandêmicos no canal de vendas diretas. Apesar dos esforços do Carlyle e do capital adicional significativo para reviver a marca, esses desafios persistiram”, disse o Carlyle.

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O fim da Beautycounter não surpreendeu Ken Wasik, chefe do grupo de bancos de investimento em consumo da Capstone Partners. Após a parceria com o Carlyle, as revendedoras abandonaram o negócio e ainda lidaram com a queda na remuneração.

Marc Rey entrou para a diretoria da empresa em fevereiro de 2022. Pouco tempo depois, ele confirmou que os principais vendedores estariam sujeitos a um novo sistema de remuneração que reduziria drasticamente suas comissões.

Em julho de 2022, Sammons, que era o contato mais próximo da Renfrew dentro do Carlyle, deixou a empresa, enquanto Renfrew deixou a empresa e se demitiu do conselho.

Pensando em alavancar a marca, Carlyle investiu mais US$ 10 milhões (R$ 54,42 milhões) na empresa e fez um acordo com a Ulta para vender os produtos de beleza.

As vendas de produtos de beleza de prestígio em geral aumentaram 14% em 2022. Mas, as vendas da Beautycounter continuaram a cair.

Em maio de 2023, Rey também foi convidado a se demitir. Em abril deste ano, a empresa entrou em processo de execução hipotecária, e Renfrew comprou os direitos sobre o nome Beautycounter e outros ativos de seus credores por vários milhões de dólares.

QUAL É O PERFUME MAIS CHEIROSO DO BOTICÁRIO?

E por falar em empresas de cosméticos, o Boticário é uma das principais lojas do ramo de beleza no Brasil, principalmente pela qualidade e preços acessíveis.

Com uma gama de opções, que vão desde maquiagens a cremes, o Boticário é destaque nos perfumes devido as suas fragrâncias.

Mas, afinal, qual é o perfume mais cheiroso do Boticário? De acordo com o próprio site, as fragrâncias são:

Autor(a):

Eu sou Giovana Misson, jornalista por formação pela Universidade Mackenzie de São Paulo. Criadora de conteúdo digital e redatora sobre o mundo das celebridades desde 2019. Já trabalhei em assessoria de imprensa, local em que cuidei de marcas de peso e por redações focadas no entretenimento. Sou apaixonada por moda, beleza, música, séries e nunca perco uma fofoca. Faço matérias focadas em programas de televisão e sobre o cotidiano dos famosos. Email: giovana.misson@otvfoco.com.br

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