DEMISSÕES EM MASSA

Falência e dívida milionária: O fim decadente de rede de eletrodomésticos, gigante dos fogões e geladeiras

Empresa se viu obrigada a fechar as portas (Foto: Divulgação)

Empresa se viu obrigada a fechar as portas (Foto: Divulgação)

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Empresa enfrentou outras grandes rivais do mercado, como Casas Bahia e Magazine Luiza

Uma importante marca teve grande destaque no Brasil, no início dos anos 2000. Foram anos de sucesso e uma forte concorrência, mas, diante da crise, o grupo acabou encerrando as atividades por aqui e declarou falência.

Para se ter uma ideia, a empresa, que veio do México, chegou a enfrentar a Casas Bahia e a Magazine Luiza. Porém, após uma dívida milionária ser revelada, eles acabaram fechando, tendo que abandonar o país e demitir os funcionários.

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Diante de uma forte crise, a Mabe Brasil, empresa de eletrodomésticos, pediu Recuperação Judicial e depois foi à falência (Foto: Divulgação)

Gigante dos eletrodomésticos, a Mabe Brasil foi revolucionária ao trazer produtos da General Eletric, da CCE e da Dako para as lojas. O sucesso entre o público foi meteórico. Por isso, o início da crise foi anunciado com surpresa aos clientes e empresários rivais.

Segundo a revista Exame, em maio de 2013, a companhia entrou com um pedido de Recuperação Judicial, alegando problemas de liquidez. O processo foi aceito, tentando tornar viável sua permanência no país, fechando uma das fábricas. Porém, as dívidas já passavam de R$ 490 milhões.

Na época, a Mabe comunicou que a operação seguiria normalmente com os serviços de pós-venda, SAC e rede de assistência técnica, mas acabou demitindo 1,5 mil pessoas, revelou o site TMA. Após 3 anos da ação, o grupo pediu falência oficialmente à Justiça de São Paulo.

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Em 20213, a Mabe Brasil enfrentou dívidas de R$ 490 milhões (Foto: Divulgação)

O que acontece em casos de falência?

O processo reúne os bens dos empresários e dos sócios em questão. A Justiça, então, decide o que deve ser liquidado para levantar verba e pagar as dívidas, seja com credores, fornecedores ou funcionários. O pagamento pode ser demorado, mas deve ser cobrado em juízo.

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Autor(a):

Lucas Brito é um jornalista que ama conversar sobre tudo, mas em especial sobre música, culturas, teorias e boas histórias. Seu maior objetivo é conseguir se tornar um grande comunicador e ter espaço para tratar de assuntos sociais que considera importantes, além de poder opinar sobre a ficção, como séries e novelas. Email: lucas.brito@otvfoco.com.br

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