Uma grande rival da Boticário chegou a entrar com um pedido de falência, mas acabou comprada por uma gigante e ressurge das cinzas. A marca deve voltar a figurar entre as principais do mercado
Uma rival da Boticário enfrentou uma forte crise financeira, nos últimos meses, demitindo diversos funcionários e fechando lojas. Chegou a pedir falência, mas acabou comprada por novos donos e está ressurgindo das cinzas, para voltar às prateleiras mais altas.
Os últimos anos estão sendo bastante delicados para grande parte das empresas, muito por conta da crise financeira deixada pela pandemia da Covid-19. Assim muitos estão tendo que tomar medidas drásticas para tentar sobreviver.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A The Body Shop é uma marca de cosméticos, fundada em 1976 e que já foi uma das grandes rivais da O Boticário, ainda mais quando pertencia a Natura. Ela sempre foi uma das grandes do segmento e conta com centenas de lojas abertas, em vários países, e com uma grande escala de clientes.
De acordo com o portal ‘Exame’, a Natura vendeu a marca britânica de beleza para a firma de private equity Aurelius. Uma transação que custou aos seus cofres 1,25 bilhão de reais, sendo que 500 milhões pagos pelos próximos 5 anos.
Essa transação aconteceu em novembro de 2023, e o então CEO da Body Shop, Ian Bickley rasgou elogios a nova dona: “Ansioso para trabalhar lado a lado com a Aureliu. Sempre com um olhar voltado para o crescimento sustentável e lucrativo“.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Porém, ainda segundo o site, após 6 semanas da operação, Ian Bickley saiu e a rede colapsou no Reino Unido, com mais de 200 lojas podendo ser encerradas, por conta de todos os problemas, que não pararam por ai, colocando todos os funcionários em uma grande intabilidade.
Funcionários revelando falta de pagamento
Ainda segundo o site, esse foi o pontapé inicial dos problemas, já que ex-funcionários estão reclamando com a falta de pagamentos. As ações que foram prometidas pela Natura, que ficaram a cargo da Aurelius.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Fim de nº1 do Shopping Iguatemi e falência de gigante do eletro: Adeus de 2 gigantes devastam SP
● Falência decretada pelo Banco Central, rombo de R$ 2,1 B e +: Fim de 3 bancos tradicionais assola o país
● Adeus: Falência decretada de rival da Uber em SP e confirmação em jornal da Globo entristece paulistanos
“Os problemas ficaram evidentes logo no começo, com um desempenho comercial muito pior do que o esperado em plena época de festas de fim de ano”, destacou uma das pessoas envolvidas no negócio, ao Financial Times.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No final do mês de janeiro desse ano, a The Body Shop concordou em vender parte de seu negócio na França e na Alemanha, sendo vista como um passo decisivo para a implementação de uma forte estratégia de recuperação. Porém, segundo o ‘Exame’, a marca de cosméticos entrou com um pedido de falência na Alemanha, onde empregava 350 funcionários.
A volta por cima
De acordo com o portal ‘O Antagonista’, o fundo de investimentos Áurea finalizou a compra da Body Shop, no último sábado (07). O novo controlador revelou que não prevê, por enquanto, fechar mais lojas da marca.
Vale lembrar que a marca chegou a pedir sua falência também no Reino Unido, em fevereiro deste ano, em um momento que empregava cerca de 2,2 mil pessoas no país. Das 198 lojas que estavam em funcionamento, 80 delas tiveram suas portas fechadas, ocasionando mais de 750 desempregos.
Porém, com essa nova aquisição, a marca tem tudo para dar a volta por cima e se colocar novamente em seu auge. A nova gestora promete expandir os compromissos éticos que tornaram a empresa uma referência no mercado de cosméticos.
Quando a The Body Shop foi fundada?
A The Body Shop é uma das grandes marcas de cosméticos do mundo inteiro, e foi fundada em Fundada em 1976 por Anita Roddick e seu marido Gordon.