BOMBA
Falência de rival nº1 da Uber no Brasil após 5 anos deixa passageiros na mão e atinge 33M clientes
24/07/2024 às 19h47
Uma grande rival da Uber acabou sucumbindo a crise financeira. A empresa surpreendeu ao fechar as portas no Brasil e a decisão afetou milhares de clientes
O setor de transporte por aplicativo individual ganhou muito mercado nos últimos anos. Aliás, temos grandes empresas que atuam no Brasil. Atualmente, o mercado nacional é completamente dominado pela Uber, mas existem outras inúmeras opções, como o 99. Nessa matéria, no entanto, falaremos da falência de uma gigante após 5 anos e que atingiu mais de 33 milhões de clientes.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para quem não sabe, estamos falando sobre a saída do aplicativo de mobilidade Cabify do cenário nacional em 2021. Na ocasião, a empresa surpreendeu ao anunciar que estava encerrando as operações no Brasil. O anúncio foi feito em um comunicado nas redes sociais da empresa, que competia com Uber e 99 no ramo de corridas com motoristas particulares.
De acordo com informações do portal Hoje em Dia, a Cabify encerrou as atividades no Brasil após cinco anos de operação. Em abril, a companhia informou que o país foi muito afetado pela pandemia de Covid-19, com recuperação pior do que outras localidades da América Latina. Diante da saída, a rival da Uber fez questão de emitir um comunicado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo o que foi dito pela empresa, que é concorrente direta de Uber e 99, os acionistas da Cabify têm “um forte compromisso com a busca de rentabilidade e, como resultado de um constante processo de análise neste mercado (Brasil), tomou a decisão de encerrar o serviço”. A marca foi fundada em 2011 na Espanha e está presente em mais de 85 cidades em nove países.
A pandemia teria afetado os rendimentos da rival da Uber: “A empresa de mobilidade ressalta que o mercado brasileiro ainda é muito afetado pela grave situação sanitária do país e pela crise sócio-econômica local causada pela covid. Este contexto dificulta a criação de valor e tem levado a empresa a parar sua operação no Brasil”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No Brasil, a empresa foi na contramão do resto do mundo. “Todas as cidades da América Latina e da Espanha onde Cabify está presente mostram bons índices de recuperação em comparação com o nível de atividade anterior à pandemia e, em média, a demanda global de viagens da Cabify se recuperou em 75% até o final de 2020”, disseram eles no comunicado direcionado especialmente aos clientes.
Qual a diferença entre falência e recuperação judicial?
Ambos os institutos têm como objetivo a satisfação de dívidas de uma empresa. Contudo, a principal diferença está na continuidade ou não do empreendimento. No caso da recuperação judicial, se ganha tempo para recuperar a capacidade de gerar resultados na empresa. Por outro lado, na falência, não existe a reestruturação do negócio e ele acaba fechando as portas.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Alerta aos aposentados: INSS acaba de convocar 1 milhão de beneficiários e confirma pagamento extra de Natal
● Atenção, motoristas: Isenção TOTAL na renovação da CNH é garantida para quem já passou dos 60
● Calote de R$25M e falência: Supermercado tão popular quanto Atacadão tem ADEUS decretado
Autor(a):
Kelves Araújo
Eu sou Kelves Araújo, graduando em Engenharia de Produção Civil pelo IFCE. Apaixonado pelos bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos e escrever a respeito. Atuo na área desde o ano de 2019, e exerço meu trabalho com muito entusiasmo por gostar do que faço. Minhas redes sociais são: e-mail: [email protected]