EITA
Falência de supermercado com 50 anos de história: Consumidores dão adeus para rival do Sondas
12/08/2024 às 20h23
Uma rede de supermercado com 50 anos de história no Brasil, surpreendeu todo mundo ao fechar as portas. O adeus da rival do Sondas deixou os consumidores em choque
Não precisa ser um grande especialista no assunto para chegar a conclusão que o setor varejista é um dos mais movimentam a economia do Brasil. Entretanto, nem mesmo eles estão livres de passar por um processo de falência. Nesse sentido, podemos citar o encerramento das atividades de uma rede de supermercados gigante que fechou as portas após 50 anos de atuação.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para quem não sabe, estamos falando sobre a situação do Makro. A despedida da rede de supermercados do Brasil aconteceu em 2023. Antes disso, no entanto, o rival do Sondas surpreendeu ao vender todas as suas operações. De acordo com informações do portal Giro News, as últimas lojas da empresa foram vendidas ao Grupo Muffato, Savegnago e Grupo Pereira.
A rede encerrou as atividades de seu site e publicou, na plataforma e nas redes sociais, um comunicado sobre o fim de sua operação no país. Antes de fechar as portas em julho de 2023, o Makro já vinha realizando liquidações em suas lojas. Em junho de 2023, a rede fechou a venda de três unidades para o Savegnago e uma para o Grupo Pereira. Não foram as únicas vendas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em janeiro de 2023, também foi selado um acordo com o Grupo Muffato, que adquiriu 16 lojas e 11 postos de combustíveis no estado de São Paulo. Vale lembrar que as transações faziam parte de um processo de desmobilização que o Makro iniciou em 2020, com a venda de 29 pontos de venda para o Grupo Carrefour Brasil, marcando o fim de suas operações fora de São Paulo.
Pertencente ao grupo holandês SHV, a bandeira opera em outros três países da América do Sul: Argentina, Colômbia e Venezuela. A rede chegou ao Brasil em 1972, com sua primeira loja instalada no bairro Vila Maria, na capital paulista. “Há 50 anos iniciamos nossa jornada no Brasil, e em todos estes anos participamos de sua história, da sua evolução e do seu crescimento”, dizia a mensagem.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Estivemos sempre ao seu lado e fizemos parte da sua família. Hoje, temos a certeza de ter conquistado um lugar no seu coração. Nossa operação se despede do Brasil deixando nosso agradecimento a todos os clientes, fornecedores e colaboradores que juntos fizeram parte desta história”, dizia o comunicado de despedida da rede de supermercados rival do Sondas.
Qual a diferença entre falência e recuperação judicial?
Segundo informações do portal Vem Pra Dome, ambos os institutos têm como objetivo a satisfação de dívidas de uma empresa. Contudo, a principal diferença está na continuidade ou não do empreendimento.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Falência: Jornal da Globo confirma fim decadente de time gigantesco da série A após anos
● Calote de R$2M e interdição da Vigilância Sanitária: Falência de açougue popular gera choque em clientes
● R$1 bi em dívidas, falência e até assassinato: O FIM arrasador de 3 supermercados tão populares como o Assaí
No caso da recuperação judicial, se ganha tempo para recuperar a capacidade de gerar resultados na empresa. Por outro lado, na falência, não existe a reestruturação do negócio e ele acaba fechando as portas.
A ideia por trás da recuperação judicial é manter o negócio ativo, gerando empregos e possibilitando que a empresa consiga pagar as suas dívidas. Na falência, ocorre o encerramento do negócio, que é considerado irrecuperável.
Autor(a):
Larissa Caixeta
Prazer, eu sou a Larissa Caixeta e se tem uma coisa que eu amo é escrever sobre os bastidores da TV, e tudo o que acontece pelo mundo. Integro a equipe do TV Foco desde 2023 e falo sobre os mais diversos assuntos por aqui, como famosos, carros, futebol, entre outras curiosidades. Estou sempre antenada aos os últimos acontecimentos e atuo com muito entusiasmo no meu trabalho.