A falência da Manchete surpreendeu muitos telespectadores, e principalmente funcionários, que aguardam até hoje indenizações da emissora
A televisão aberta brasileira já contou com uma emissora que unia tudo no mesmo lugar: novelas, telejornais, desenhos infantis e até mesmo transmissões de Carnaval. A Manchete continua no imaginário de milhões de brasileiros, apesar de seu fim, que aconteceu de forma bruta.
O canal fechou as portas no Rio de Janeiro após acumular uma grande quantidade de dívidas, principalmente em relação ao pagamento de funcionários. A mesma empresa que exibiu o sucesso “Pantanal” não conseguiu se manter nos anos seguintes e fechou as portas em maio de 1999.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em seu último mês de funcionamento, a Manchete devia cerca de seis meses de salário aos 1500 funcionários que trabalhavam em suas instalações, além de ter um grande passivo trabalhista e fiscal, de acordo com a revista Exame.
Responsável por revelar Xuxa e Angélica, a emissora mais gastava do que faturava, principalmente na época em que tentava desenvolver suas novelas no início dos anos 1990.
Foram grandes sucessos, como “Dona Beija” (1986), “Kananga do Japão” (1989), “A História de Ana Raio e Zé Trovão” (1990), “Amazônia” (1991), “Tocaia Grande” (1995) e “Xica da Silva” (1996). Esta última foi o último grande êxito do canal na teledramaturgia.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEILÃO
Em 2021, a 3ª Vara de Falências e Recuperação Judicial de São Paulo leiloou grande parte do acervo da Manchete, incluindo as fitas das novelas que explodiram na época. O valor cobrado pelos itens chegava a cerca de R$ 5 milhões. De acordo com o Notícias da TV, a dívida da Manchete estava em cerca de R$ 560 milhões naquele ano.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Terminantemente PROIBIDO: Uber encerra serviço em 4 países por motivos alarmantes
● Carta psicografada de Eliza Samudio revela onde está o próprio corpo e manda recado para Bruno: “Doloroso”
● Declaração corajosa de apresentador da Globo entrega demissão humilhante por estar gordo: “Fora de série”
PROBLEMAS AUTORAIS
Os direitos de exibição dessas novelas gerou um grande problema nos anos 2000, quando Silvio Santos decidiu exibir na íntegra a novela “Pantanal”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Benedito Ruy Barbosa processou o SBT, já que é o detentor de parte dos direitos. Apesar disso, liberou que o neto Bruno Luperi fizesse uma versão para a Globo, em 2022. O folhetim foi um grande sucesso na emissora carioca.
Veja como os estúdios da Manchete se encontram atualmente nesse link.