Crise

Calote de 670M e falência: O fim de varejista popular nos shoppings após 100 anos

http://www.otvfoco.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

A falência de uma varejista gigante dos shoppings (Reprodução: Montagem TV Foco)

Uma varejista que estava presente nos principais shoppings do Brasil encarou uma dívida milionária e acabou indo à falência. Mesmo com 100 anos de história teve que encerrar suas atividades

Uma varejista gigante e muito conhecida pelos brasileiros teve suas atividades encerradas por conta de acúmulo nas dívidas. Sua falência fez com que milhares de pessoas dessem adeus a ela dos shoppings e fique apenas na memória.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Nos últimos anos, diversas marcas estão encarando uma forte crise financeira, que se intensificou com a chegada da pandemia da Covid-19. Portanto, algumas delas não resistiram e tiveram que encerrar suas atividades.

A Saraiva já foi a maior rede de livraria do Brasil. Surgiu no dia 13 de dezembro de 1914, em São Paulo e por conta de todo seu sucesso, estava presente na maioria dos shoppings espalhados pelo país, principalmente na cidade paulista.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em 2008 atingiu a marca de uma centena de unidades espalhadas pelo Brasil e ao lado da Livraria Cultura, era a principal do país. Em 2010 entrou para o mercado de e-books, como uma maneira de se atualizar e manter forte no mercado.

Porém, mesmo com mais de 100 anos de história, passou a enfrentar crises financeiras. De acordo com o portal ‘G1’, entrou com o pedido de recuperação judicial em 2018. Isso aconteceu após não conseguir um acordo com os fornecedores, para a negociação dos débitos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ainda segundo o portal da Globo, na época, a empresa estava com uma dívida na casa dos 675 milhões de reais. Com o passar dos anos o problema não foi amenizando, pelo contrário, parecia ainda pior.

Pedido de autofalência

De acordo com o ‘G1’, no dia 6 de outubro de 2023, a 2° Vara de Falências e Recuperações Judiciais da Capital decretou a falência da Saraiva. O pedido foi pela própria empresa, em razão das dívidas que, mesmo após 5 anos, não diminuíram.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A decisão foi do juiz Paulo Furtado de Oliveira Filho, que reconheceu o descumprimento do plano de recuperação judicial e assim determinou a suspensão das ações contra a falida.

“Embora formulado o pedido de autofalência, com a alegada apresentação de documentos exigidos, já há notícia de descumprimento do plano, o que determina, independentemente da vontade das devedoras, a convolação da recuperação em falência”, destacou o juiz.

Diante desse cenário, de acordo com o portal ‘Infomoney’, a Saraiva fechou todas as suas lojas no dia 20 de novembro de 2023. Isso culminou na demissão de todos os seus funcionários, já que não tinham outras unidades para transferência.

Quantas livrarias a Saraiva tinha no Brasil?

Antes de sua falência, a Saraiva chegou a ser a marca do ramo de maior expressão e no Brasil contava com mais de 100 lojas espalhadas. A sua grande maioria ficava espalhadas pelos shoppings de São Paulo.

Autor(a):

Eu sou Gabriel Amaral, jornalista, formado na Universidade Anhembi Morumbi em 2021. Apaixonado por qualquer tipo de esporte, torcedor do São Paulo e adoro me perder assistindo filmes e séries dos mais variados gêneros e fã da música sertaneja. Faço matérias variadas sobre as celebridades e suas mansões. gabriel.amaral@otvfoco.com.br. Minhas redes sociais são:

Sair da versão mobile