TRISTE DESPEDIDA!

Falência: Fim de varejista n°1 de Salvador (BA) e comunicado de adeus devasta clientes após 68 anos

14/03/2025 às 11h21

Por: Lennita Lee
Imagem PreCarregada
Varejistanº1 de salvador tem falência anunciada e clientes fiéis se entristecem (Foto Reprodução/Montagem/Tv Foco/Canva/Lennita)

Encerramento de uma das mais tradicionais varejistas em Salvador (BA), após 68 anos, emociona e abala a clientela fiel da região que a tinha como nº1

E, após 68 anos de funcionamento, uma das lojas varejistas mais tradicionais das ruas de Salvador (BA) sucumbiu e se viu obrigada a fechar as portas, deixando um sentimento de tristeza entre os clientes mais fiéis, ainda mais após um comunicado devastador e emocionante expondo a situação.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Trata-se da Loja Império, fundada pelo imigrante português Manuel Cardoso Moreira da Silva, localizada no bairro do Comércio, Salvador (BA).

Infelizmente, o comerciante enfrentou dificuldades financeiras nos últimos anos, intensificadas ainda mais pela pandemia de COVID-19.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A loja especializada na venda de roupas e artigos masculinos sempre foi um ponto de referência no centro da cidade.

Bairro do Comércio (Salvador - Ba) (Foto Reprodução/Blogger Salvador Antiga))
Bairro do Comércio (Salvador – Ba) (Foto Reprodução/Blogger Salvador Antiga)

Seu Manuel, como era carinhosamente chamado pelos clientes e amigos, começou um trabalho no local ainda jovem, logo após chegar ao Brasil em 1953.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De empresário a proprietário, ele dedicou sua vida ao comércio, tornando-se um dos rostos mais conhecidos do bairro.

Neste contexto, a partir de informações coletadas através do Correio, a equipe especializada em economia do TV Foco, traz os detalhes e a despedida cruel direcionada a milhares de consumidores.

Um apelo comovente

O fechamento da loja, em meados de abril de 2022, foi marcado por uma grande liquidação, com descontos de até 50% para tentar quitar as dívidas restantes e honrar o pagamento dos funcionários.

A iniciativa ganhou visibilidade nas redes sociais após uma publicação de Alberto Cardoso, filho de Seu Manuel.

Loja Império Confecções (Foto Reprodução/Correio 24h)
Loja Império Confecções (Foto Reprodução/Correio 24h)

Em uma postagem nas redes sociais, a qual rapidamente viralizou, Alberto relatou a dor do pai ao perder o negócio que foi planejado ao longo de décadas: “Pessoal, a loja do meu pai faliu. Estamos vendendo tudo pela metade do preço de fábrica.

O apelo doloroso emocionou clientes e antigos frequentadores da loja.

Tanto que fez com que os mesmos comparecessem em peso em seus últimos dias de funcionamento.

Em apenas três dias, 95% das mercadorias foram vendidas, permitindo que Seu Manuel encerrasse as atividades com dignidade.

Manifestações de apoio e solidariedade:

Muitos clientes de longa data fizeram questão de prestar homenagens ao comerciante.

Marilucia Carvalho, de 75 anos, frequentadora assídua da Loja Império há mais de 30 anos, foi uma das últimas clientes a comprar na liquidação:

“Não fique assim, Manuel. Você fez história aqui e merece aplausos pela sua luta. Nunca se esqueça das coisas boas por causa de uma situação ruim. Agora é hora de descansar e curtir sua família.”

Outros comerciantes do bairro também lamentaram o encerramento da loja e destacaram o impacto do momento econômico difícil.

“Ele era um defensor do Comércio. Lutou pelo funcionamento do Plano Inclinado Gonçalves e sempre esteve na linha de frente quando precisávamos reivindicar melhorias. Perdemos um guerreiro.

Planos de Manoel

Abalado, Manuel preferiu não dar entrevistas inicialmente, mas, após insistência, expressou seus sentimentos sobre o encerramento da loja, com exclusividade ao portal Correio:

“Tentei sobreviver no meio dessa crise. Me disseram para desistir, mas continuei até onde deu. O que estou vendendo aqui é para pagar meus dois funcionários. Não quero mais lucro”

Agora, sem a loja, ele pretende se dedicar mais tempo à família, especialmente à rede, e cuidar dos animais de estimação.

Parte das mercadorias que sobraram foi levada para sua casa, onde ele tentará vendê-las aos poucos.

“A dona do imóvel pediu o espaço imediatamente. Só consegui vender até quinta-feira. Ela ainda queria que deixássemos o local como pegamos. “Quem lembra como era a loja há 50 anos? – Desabafou Manoel na época.

O que funciona no local agora?

Ao procurar a situação atual do local, não encontramos informações exatas sobre possíveis estabelecimentos que vieram (ou não) substituir a antiga loja de Manoel.

Porém, no endereço em que a Império funcionava anteriormente, segundo o Econodata, está localizada uma empresa do ramo de eventos.

Além disso, no mesmo portal da Econodata, a loja Império Confecções consta como extinta por liquidação voluntária, conforme podem ver por aqui*.

MAS ATENÇÃO! Apesar de existirem outras varejistas e empreendimentos com o mesmo nome, nenhuma delas tem relação com a mencionada citada na matéria.

Quantas lojas fecharam na Bahia no último ano de 2024?

Ainda de acordo com o portal Correio 24h, em 2024, cerca de 3,6 mil lojas do varejo fecharam na Bahia, incluindo em Salvador. No entanto, a Bahia fechou o ano com um saldo positivo de 84,7 mil empregos formais. 

Avenida Sete de Setembro no centro de Salvador Crédito: Arisson Marinho/ Arquivo CORREIO
Apesar do crescimento em empregos, a Bahia sofreu alguns fechamentos (Foto: Reprodução/Arrison)

Conclusões:

Após 68 anos de funcionamento, a Loja Império, tradicional varejista de Salvador, fechou suas portas devido a dificuldades financeiras agravadas pela pandemia, emocionando clientes fiéis.

O proprietário, Manuel Cardoso Moreira da Silva, dedicou sua vida ao comércio, mas precisou encerrar as atividades com uma liquidação para quitar dívidas e pagar funcionários.

O fechamento da loja representa o fim de uma era para o comércio de Salvador, evidenciando os desafios do varejo tradicional.

Mas, para saber mais detalhes sobre outras varejistas nessa mesma situação, clique aqui*.

Thumbnail Video Youtube

bahia
falência
Loja Império
Salvador

Autor(a):

Meu nome é Lennita Lee, tenho 34 anos, nasci e cresci em São Paulo. Viajei Brasil afora e voltei para essa cidade para recomeçar a minha vida.Sou formada em moda pela instituição "Anhembi Morumbi" e sempre gostei de escrever.Minha maior paixão sempre foi dramaturgia e os bastidores das principais emissoras brasileiras. Também sou viciada em grandes produções latino americanas e mundiais. A arte é o que me move ...Atualmente escrevo notícias sobre os últimos acontecimentos do cenário econômico, bem como novidades sobre os principais benefícios e programas sociais.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.