Grande varejista aclamada pelo público tem falência decretada e termina sendo engolida pelas Casas Bahia após ser sucesso no Brasil
Varejista rival das Casas Bahia não resistiu à crise e encerrou sua história tendo suas unidades engolidas. Essa gigante já foi uma das queridinhas das donas de casa.
Afinal, era onde tinha tudo para se comprar quando o assunto era casa. Mas, com as mudanças impostas dentro da própria empresa, ela perdeu espaço e acabou falindo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O FIM DA GIGANTE ULTRALAR
Estamos falando da gigante Ultralar. Fundada em 1956 por Ernesto Igel, ela se consagrou como uma das pioneiras no setor de grandes magazines.
Mas, ela tinha um outro foco. Ela nasceu do interesse da Ultragas popularizar o fogão, até então raro no país. E o foco da Ultralar era impulsionar o negócio principal: botijão de gás.
Contudo, a gigante acabou ganhando outros espaços e assumiu um lugar de destaque entre as varejistas. Mas, ela não parou por aí e foi atrás de outros setores.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo a CNN Brasil, em 1974 ela fundou o seu primeiro hipermercado o Ultracenter Ultralar. Porém, um ano depois, ele foi vendido para o Carrefour, que estava chegando naquela época para dominar o setor.
O FIM DA ULTRALAR
- Fundada em 1956, a empresa tinha o foco de vender botijão de gás, mas, alcançou voos muito maiores;
- Na década de 70 e 80, era sensação entre as donas de casa e todas queriam comprar lá;
- O sucesso foi até os anos 2000, onde uma crise enfraqueceu o negócio e os problemas começaram
- De queridinha das donas de casa, Ultralar terminou sendo vendida para às Casas Bahia.
A FALÊNCIA
Mas, na década de 90, o Grupo Ultra iniciou um processo de desinvestimento de unidades fora do negócio principal, que era a distribuição de gás e petroquímica.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Prateleiras vazias e dívida impagável: Marca n°1 das donas de casa tem falência destruidora em país
● Falência e 30 mil funcionários na rua: Maior varejista, nº1 dos eletros, tem fim decadente em país
● Calote de R$ 60BI: O anúncio de Tralli ao parar JH com falência de banco n°1 e confirmar venda à maior rival
Dessa maneira, conforme informações do site Fusões e Aquisições, iniciou nessa época o processo de vendas das Lojas Ultralar.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
As 44 lojas nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Rio grande do Sul, foram vendidas ao Grupo Susa Vendex. Contudo, a marca ainda descobriria o seu fim.
Nos anos 2000, cerca de 17 lojas passaram por dificuldades econômicas, refletindo os desafios enfrentados pelo setor varejista naquele momento.
Dessa maneira, Paulo dos Santos, então proprietário da Ultralar, decidiu buscar soluções para evitar a possível falência da empresa. Mas, nada deu certo.
Sendo assim, em 8 de maio de 2000, a Ultralar teve a falência decretada, conforme informações do site Diário do Grande ABC. Assim, seus pontos foram comprados pelas Casas Bahia.
CONCLUSÕES FINAIS
Casas Bahia foi a responsável pro adquirir as unidades finais da Ultralar. Em resumo, a gigante saltou de queridinha das donas de casa, para empresas que tiveram que lidar com a falência. Hoje ela existe nos corações de muitas donas de casa.
QUAL A MAIOR VAREJISTA DO PAÍS?
Segundo o Exame, a maior varejista do país é o Carrefour. Só em 2023, a empresa teve um faturamento de 115,4 bilhões de reais. Nenhuma outra empresa do ramo teve o mesmo êxito.