DECADÊNCIA
Falência decretada e lojas engolidas pelas Casas Bahia: O fim decadente de rede rival do Pão de Açúcar
10/10/2023 às 19h53
Empresa foi referência de marketing e se inspirou no Pão de Açúcar ao abrir supermercado, mas decretou falência e deu espaço às Casas Bahia
Fundada nos anos 50, uma importante rede de lojas viveu seu auge no Brasil. Mas, depois do crescimento surpreendente nas vendas, houve uma queda absurda e a rede, que foi tomada pelas Casas Bahia, decretou falência.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Antes da virada do milênio, a Ultralar foi uma grande varejista criada pelo empresário Ernesto Igel, se tornando uma das pioneiras no setor. Na época, o marketing foi revolucionário: eles associavam a venda de fogões aos botijões de gás.
Um acordo de alta quantia foi feito com a Empresa Brasileira de Gás a Domicílio, que é a atual Ultragás. De fato, a parceria deu muito certo e as vendas estouraram para o grupo, que passou a dar outros passos no mercado. Foi, então, que vieram os altos investimentos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo a CNN Brasil, nos anos 70, a Ultralar inaugurou um hipermercado, inspirado no Pão de Açúcar. Mas, assim como as lojas que foram compradas pelas Casas Bahia, o empreendimento também foi arrematado pelo Carrefour. A queda, então, já era prevista.
No começo da década de 90, a empresa precisou passar por uma reestruturação e o plano acabou não dando certo. A concorrência estava forte e a situação já não podia ser revertida. Na virada para os anos 2000, as Casas Bahia compraram oficialmente a rede.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O que aconteceu com a Ultralar?
Sucesso dos anos 50 até o início dos 2000, a varejista teve falência decretada e não conseguiu reverter a situação. Depois disso, as lojas foram compradas pelas Casas Bahia.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Tarcísio ciente: Shopping tão grande quanto o Morumbi tem fim decretado em SP por metrô
● Globo acaba de confirmar MAIOR vitória do INSS aos aposentados nesta quarta (27/11)
● “Matérias estranhas e impurezas” : Globo entrega decreto da ANVISA contra 7 marcas de café populares
Autor(a):
Lucas Brito
Lucas Brito é um jornalista que ama conversar sobre tudo, mas em especial sobre música, culturas, teorias e boas histórias. Seu maior objetivo é conseguir se tornar um grande comunicador e ter espaço para tratar de assuntos sociais que considera importantes, além de poder opinar sobre a ficção, como séries e novelas. Email: [email protected]