Empresa entra em falência após arrecadar milhões
Famosa empresa gigantesca acaba de decretar falência mesmo registrando cerca de 600 milhões em seu caixa, deixando milhares de clientes na mão.
No entanto, principalmente durante a pandemia, o mercado de bicicletas elétricas entrou em ascensão especialmente em países europeus, assim a empresa VanMoof, ficou conhecida como uma das “empresas de crescimento rápido da Europa”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Portanto, segundo o portal Exame, entre 2020 e 2021, a empresa de bikes elétricas VanMoof, arrecadou US$128 milhões, o que equivale à R$600 milhões, a medida que mais pessoas se voltaram para o ciclismo durante e depois da pandemia do Covid-19.
Com o caixa transbordando de lucro, a bike da marca era oferecida na veda direta ao consumidor, carregada de software e sensores, montada a partir de diversas peças personalizada, com o a estética mais minimalista, geometria dos quadros inspirados nas fixed gears, as bikes de catraca fixa preferidas dos hipsters.
Entretanto, em junho deste, a empresa foi repentinamente decretada falida, publicando um documento de suporte descrevendo a situação atual aos clientes, fornecedores e credores. A via sacra para clientes que buscarem reembolso de uma compra feita e não entregue é a de sempre para uma empresa que quebrou: entrar com uma ação no processo de falência.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Portas fechadas no Rio Grande do Sul: Rede rival n°1 da Colombo fecha lojas em shoppings de Porto Alegre
13º salário 2025: Gigante garante 1ª e 2ª parcela de uma vez antes do INSS e nem Lula esperava por isso
Comunicado aos idosos: INSS confirma motivo de bloqueio em massa e traz única atitude para impedir corte
Desse modo, o motivo indicado pela vida curta do negócio, foi apontada pela aposta em alta tecnologia de ponta, produtos com uma série de erros de projeto e preços abaixo do custo para ganhar mercado.
Além disso, assim como outras fabricantes de transporte elétrico, a VanMoof enfrentava um desafio, as baterias que pegam fogo. Houve mais de 100 incêndios em baterias de íon-lítio este ano, entre bicicletas e patinetes, matando 13 pessoas, em Nova York, já em Londres, 1 pessoa morreu e mais de 200 bikes pegaram fogo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Esses números são sintomas que logo devem chegar ao mercado do Brasil. Quando um incêndio de bicicleta começa, como qualquer outro incêndio de bateria de ion de lítio, pode ser difícil de prever seu início e controlar as chamas.
Contudo, alimentado pelo processo conhecido como fuga térmica, podem soltar fumaça tóxica e geralmente requerem grandes quantidades de água para serem extintas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
As baterias podem ser controladas quando pegam fogo?
Mesmo quando controlados, as baterias podem reacender dias ou até semanas depois, devido a energia que continua presa dentro das células danificadas da bateria.
O Tribunal de Amsterdã, na Holanda, declarou a falência das pessoas jurídicas responsáveis pela VanMoof (Foto: Reprodução / Internet)
VanMoof está nas mãos da curadoria (Foto: Reprodução / Internet)
Bicicletas elétricas – Foto: Reprodução/Internet