TRISTE FIM

Falência decretada, calote em funcionários e despejo de estúdios: O adeus de 2 emissoras de TV aberta

17/03/2024 às 21h45

Por: Felipe Henrique
Imagem PreCarregada
Emissoras de TV aberta enfrentaram turbulência e até pedido de despejo (Foto: Reprodução Internet)

Emissoras de TV aberta enfrentaram turbulência e até pedido de despejo

Grandes emissoras de TV aberta fizeram sucesso no passado, mas não resistiram ao tempo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Hoje vamos relembrar 3 icônicas emissoras de TV aberta que enfrentaram a falência, deram calote em funcionários e sofreram até despejo.

A primeira é a Rede Tupi foi a primeira rede de televisão aberta do Brasil, fundada por Assis Chateaubriand em 1950, com a TV Tupi de São Paulo como sua matriz. Durante os anos 1950, foi líder de audiência no país, mas perdeu espaço para outras emissoras ao longo das décadas seguintes. Enfrentando problemas financeiros e administrativos, a Tupi saiu do ar em 1980, com parte de suas concessões sendo cassadas pelo Governo Federal. Seus ativos foram adquiridos por diferentes grupos, incluindo o Grupo Silvio Santos (SBT), Grupo Bloch (Rede Manchete, que posteriormente se tornou a RedeTV!) e Grupo Abril (MTV Brasil, que foi vendida e posteriormente cassada).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A segunda emissora que vamos relembrar é a TV Continental que teve pré-estreia transmitindo um amistoso entre as seleções brasileira e inglesa de futebol, o canal foi oficialmente inaugurado em 30 de junho de 1959, com a presença do presidente Juscelino Kubitschek. Localizada no bairro Laranjeiras e vinculada à produtora cinematográfica Flama, a emissora oferecia uma programação diversificada e possuía modernas instalações técnicas, incluindo o maior estúdio do Brasil.

Destacando-se como a primeira emissora a utilizar videotape no país, a Continental enfrentou desafios financeiros ao longo do tempo, resultando em encolhimento de seu departamento artístico e greves devido a atrasos nos pagamentos. Em 1966, foi arrendada ao jornalista Heron Domingues na tentativa de reverter sua situação financeira.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No início da década de 1970, a emissora foi despejada de suas instalações e passou a operar a partir de um imóvel em Vila Isabel, até finalmente encerrar suas operações em setembro de 1971. Após breve retorno com programas educativos, a concessão da Continental foi cassada em 1972 devido a problemas financeiros e pela ausência de transmissão. Seu equipamento foi adquirido por Silvio Santos para a criação da TVS, que posteriormente se tornou o SBT.

QUAL O NOVO CANAL RIVAL DA GLOBO?

Quando o assunto se trata das maiores emissoras do Brasil, sem dúvidas, não podemos deixar de citar a Globo, o canal dos Marinhos.

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

+ Hapvida e Amil aterrorizadas: Gigantes dos convênios vão ao chão com novo plano de saúde mais barato de 2024

Dito isso, hoje iremos falar sobre nada mais, nada menos que um novo canal da TV aberta, rival da Globo, que estreou com o pé na porta a milhões em janeiro.

De acordo com o que foi divulgado pela fonte, temos uma grande novidade da TV aberta do Piauí. Para saber mais, leia a matéria completa aqui! 

emissora de TV aberta
falência

Eu sou o Felipe Henrique, Tec. de Enfermagem por formação e Redator Web por paixão. Adoro cobrir o mundo das celebridades e estou sempre antenado com os últimos acontecimentos, já passei por diversos sites do segmento. Gosto de comentar a vida dos famosos e escrevo aos finais de semana sobre os mais diversos assuntos. Meu e-mail é: [email protected] Minhas redes sociais são:

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.