Falência decretada, demissão em massa e rombo bilionário: O fim de 2 emissoras amadas e rivais da Globo

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.

29/12/2023 14h58

2 min de leitura

Imagem PreCarregada
Emissoras que declararam falência (Foto: Reprodução/ Internet)

2 canal de TV aberta fecharam as portas

Abrir um negócio não é uma das tarefas mais fáceis do mundo. Isso porque uma série de situações podem levar ao fim de um grande negócio. Dessa vez, por exemplo, falaremos do fracasso de duas emissoras de TV que tiveram a falência decretada por uma série de motivos diferentes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Um dos maiores canais de TV aberta que já existiu no Brasil infelizmente teve seu fim após deixar um rombo bilionário e precisou fechar as portas e encerrar de vez suas atividades. O canal era conhecido por todo e qualquer brasileiro que costumava ver TV com frequência.

Estamos falando da Shoptime, que foi simplesmente o primeiro canal de TV aberta de vendas do Brasil. A Shoptime fazia parte anteriormente do grupo da Globo, contudo, acabou se mudando e fazendo parte da Lojas Americanas, que também está em recuperação judicial com um rombo com mais de R$45 bilhões.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Estúdio de tv vazio e televisão ligada - Foto Reprodução Internet

Estúdio de TV vazio e televisão ligada – Foto Reprodução Internet

Qual outra emissora declarou falência?

Outra rival da Globo que também fechou as portas foi a TV Tupi. As informações são do portal Splash. Foi em 18 de julho de 1980, que a TV Tupi encerrava suas atividades. Tudo começou a desandar em 1968, após a morte de Assis Chateaubriand, fundador da Tupi, os problemas começaram de forma considerável.

Dito isso, em entrevista à BBC, em 2020, o jornalista Rodolfo Bonventti, da Associação dos Pioneiros, Profissionais e Incentivadores da Televisão Brasileira (Pró-TV), disse que a dificuldade encontrada pela empresa foi a má administração.

Emissoras de TV tiveram falência decretada (Foto: Reprodução/ Internet)

Emissoras de TV tiveram falência decretada (Foto: Reprodução/ Internet)

Dessa forma, na década de 70 os problemas começaram a se agravar com o enfrentamento de greves, processos trabalhistas, demissões em massa e dívidas. Em 1980, com salários atrasados, alguns funcionários chegaram a ser pagos com cheques sem fundo.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Muitos dos contratados não queriam desistir da emissora e chegaram até mesmo a fazer uma vigília tentando evitar o seu fim.

“Respeite nossas lágrimas, respeite nossos filhos, respeite nosso trabalho, respeite a todos nós. Não tire nossa estação do ar. Pelo amor que o senhor tem a sua mãe, senhor presidente [Figueredo]. Não deixe tirar nossa estação do ar. Respeite as nossas lágrimas, nós estamos chorando para trabalhar, nós queremos trabalhar”, disse um dos trabalhadores durante a transmissão.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Contudo, nada adiantou e a  TV Tupi teve a concessão cassada pelo governo militar em julho de 1980.

https://youtu.be/QJhbASSi1t0?si=eE6EZ6nZZsENpEAL

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Kelly Araújo é formada em Biologia pelo IFCE. Desde 2014, escreve sobre televisão, bastidores da fama, celebridades e reality shows. Apaixonada por esse universo, acompanha de perto tudo o que movimenta o mundo dos famosos nas redes sociais.Com ampla experiência em produção de conteúdo para o público digital, integra a equipe do TV Foco, contribuindo com matérias que misturam informação, curiosidade e entretenimento.Contato profissional: kelly.araujo@otvfoco.com.br

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.