Tudo sobre a falência de uma loja de roupas amada
É oficial. Popular nos Estados Unidos, a Brooks Brothers entrou com um pedido de falência, no ano de 2020. O motivo alegado foi a queda nas vendas da loja durante o período do coronavírus.
A empresa, sediada em Nova York, foi fundada em 1818. Ela é a varejista mais antiga ainda em atividade no local. No entanto, mesmo com toda sua história e tradição, a crise ocasionada nos últimos anos fez com que não resistisse.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo o The Wall Street Journal, a Brooks Brothers abriu o processo de falência para cumprir com as obrigações necessárias e conseguir um comprador para evitar seu fechamento. Ainda de acordo com a reportagem, já existem possíveis interessados.
Dentre eles estariam a Authentic Brands Group, associada ao Simon Property Group e a Brookfield Property Partners, assim como a Marquee Brands e Sequential Brands. O processo judicial segue em andamento e loja segue funcionando, até segunda ordem.
Depois de 8 anos batendo de frente com gigantes do ramo, como Riachuelo e Renner, a Forever 21 fechou as 15 unidades que mantinha Brasil. O anúncio foi feito oficialmente no ano passado, mandando embora os milhares de funcionários.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Nos Estados Unidos, a loja continua em funcionamento, assim como em alguns dos outros países da América Latina. Porém, nem de longe, o rendimento é o mesmo de anos atrás. E, segundo uma reportagem do G1, isso se deve ao mercado online de vendas de roupas.
“Por mais de 200 anos, a Brooks Brothers permaneceu resiliente em um cenário de moda em constante evolução, ciclos econômicos flutuantes, várias posses e até guerras mundiais. Hoje é apenas o começo do nosso próximo capítulo”, escreveu. “Anunciamos um processo de venda para encontrar um novo proprietário que acredite em nossa missão e em nossos valores e que compartilhe nossa ambição”, disse o comunicado oficial.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Prateleiras vazias e dívida impagável: Marca n°1 das donas de casa tem falência destruidora em país
● Falência e 30 mil funcionários na rua: Maior varejista, nº1 dos eletros, tem fim decadente em país
● Calote de R$ 60BI: O anúncio de Tralli ao parar JH com falência de banco n°1 e confirmar venda à maior rival
“Para facilitar uma venda bem-sucedida do negócio, também estamos solicitando a proteção do capítulo 11 para gerenciar o que tem sido um período difícil e incrivelmente desafiador a todos os setores, especialmente o varejo”, explicou.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Sobre a história da empresa, tendo sido fundada em 1818, a Brooks Brothers se define como a varejista de roupas mais antiga da América. Em 1833, Henry Sands Brooks convocou os filhos para ajudarem com seus negócios em expansão.
O mais velho, Henry Jr., assumiu o comando após a morte do pai naquele ano. Ele permaneceu à frente até 1850, quando os irmãos Daniel, John, Elisha e Edward assumiram a liderança e criaram o nome atual.
O que acontece quando uma empresa abre processo de falência?
De forma simplificada, a falência é um processo judicial por meio do qual é realizada a apuração e venda dos bens de uma empresa que não possui mais condições de arcar com a totalidade de suas dívidas.
Depois disso, efetua-se o pagamento em favor daqueles cujos créditos dizem respeito – os credores.