EITA!
Afundada em prejuízo e com falência decretada: O fim de marca gigante que já esteve na sua casa
16/08/2024 às 13h08
Uma das maiores fábricas do Brasil, dona de uma marca de muito renome e famosa, chegou ao fim no país. A gigante, que com certeza já esteve na sua casa, se afundou em dívidas e teve um verdadeiro prejuízo
Gerir um negócio não é uma tarefa simples, isso porque, diversos problemas pode levar um empreendimento ao fim. Algumas empresas até conseguem se reerguer, contudo, outras não têm a mesma sorte e acabam fechando as portas de vez. Dessa vez, por exemplo, falaremos de uma gigante que, já esteva na sua casa e acabou se afundando em prejuízo e teve a sua falência decretada.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em 2023 uma fábrica amada, dona de uma marca que, com toda certeza, já esteve na sua casa, foi definitivamente ao fim no Brasil, após ter sua falência decretada pela Justiça. Estamos falando sobre a queridinha dos brasileiros, a Chocolates Pan. A empresa vinha passando por uma grande crise a acabou não suportando as dívidas e acabou afundada em prejuízos.
Um de seus produtos mais famosos veio lá no começo dos anos 2000. Com certeza, se você é da década de 90, vai lembrar dos famosos “cigarrinhos de chocolate”. A Pan ficou muito famosa na época, apesar de logo ter trocado o formato do doce, para lápis, após polêmicas envolvendo campanhas antitabagismo. Além disso, tinha o pão de mel, granulado para doces, moedas de chocolate ao leite, bombons e bala de goma.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A falência da Pan
Segundo o ‘G1’, em 2020 a Chocolates Pan, fundada em dezembro de 1935, havia entrado com um pedido de recuperação judicial. No entanto, em 2021, não conseguindo se recuperar, pediu autofalência, logo, a justiça declarou o fim da fábrica. A decisão foi cravada pelo juiz Marcello do Amaral Perino, da 1° Vara Regional de Competência Empresarial e de Conflitos Relacionados à Arbitragem de SP.
O juiz declarou que a Chocolates Pan deveria ter as atividades encerradas e vender seus bens para pagar os credores e funcionários. A fábrica, amada e querida pelos brasileiros, tinha 85 anos de história, a Chocolates Pan havia sido comprada recentemente pelo Grupo Brasil Participações. Porém, conhecida pelos seu longos débitos, a justiça não teve outra opção, a não ser encerrar as atividades da mesma.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Reconhecida como devedora contumaz dos tributos e sem a sua inscrição regularizada, não há como considerar como possível a continuidade das atividades da recuperanda”, escreveu o juiz Marcello do Amaral Perino. “Nesta toada, de se relembrar que há mais de 20 (vinte) anos a recuperanda não recolhe regularmente seus impostos estaduais, conduta que se mostra contumaz e desleal para com seus concorrentes”, apontou ainda em outro trecho.
Nova dona das instalações que era da Chocolates Pan
Em outubro do ano passado, segundo a ‘CNN Brasil’, a Cacau Show arrematou a compra da fábrica da Chocolates Pan em leilão. A empresa comprou a área do imóvel onde ficava a fábrica, bem como os equipamentos e máquinas do local. O montante da compra foi de mais de R$ 71 milhões, representando um acréscimo de 33% do preço inicialmente estipulado.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Falência e esquecimento total: 3 gigantes, nº1 dos shoppings, têm fim catastrófico em SP
● Falência, abandono e rejeição: 3 montadoras, gigantes como a FIAT, têm fim amargo no Brasil
● Calote de R$ 8,4M e falência: O FIM de rede de supermercados tão popular quanto o Carrefour em 2024
Qual a diferença entre falência e recuperação judicial?
Ambos os institutos visam a satisfação de dívidas de uma empresa. Contudo, a principal diferença está na continuidade ou não do empreendimento. No caso da recuperação judicial, se ganha tempo para recuperar a capacidade de gerar resultados na empresa. Por outro lado, na falência, não existe a reestruturação do negócio e ele acaba fechando as portas.
Autor(a):
Kelly Araújo
Eu sou Kelly Araújo, formada em Biologia pelo IFCE e atualmente estudo Engenharia de Produção Civil na mesma instituição. Escrevo sobre televisão e o universo dos famosos desde o ano de 2014. Sou apaixonada por falar sobre os bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos nas redes sociais e amo assistir um reality show de confinamento. Minhas redes são: Email: [email protected]