Banco aclamado e que era tão gigantesco como o Itaú, sofreu com intervenção do Banco Central, deu calote e terminou sua história após anos de forma decadente
Um conhecido banco de toda uma geração, teve o pior fim possível. Se hoje você conhece o Itaú, Caixa, Bradesco, dentre outras instituições de sucesso, saiba que no passado quem brilhava era esse gigante. Com milhares de correntistas, seus serviços eram famosos e populares. Ele terminou de forma decadente, dando até calote no Banco Central.
Para quem não sabe, o Banco Central é responsável por registrar as instituições financeiras dentro do país. Se uma empresa quer trabalhar nesse seguimento, precisa de autorização do BC. E assim como pode autorizar a entrada de um banco no mercado, o BC também pode tirar ela de circulação caso seja necessário.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
E o famoso Banco de Desenvolvimento do Paraná (BADEP), fez sucesso, teve autorização do Banco Central para funcionar, e o fim da sua trajetória foi triste. Criado em 1968, ele foi uma instituição do governo do estado do Paraná. Ele tinha como principal finalidade o desenvolvimento econômico do estado.
Mas, os bons anos passaram e em 1991, conforme informações do Gazeta do Povo, o BADEP sofreu com liquidação extrajudicial pelo Banco Central. Isso é uma espécie de falência decretada por parte do BC. E foi nesse ano que ele teve também que encerrar suas operações, já que não podia mais exercer suas funções, devido à decisão do BC.
Um dos motivos para essa decisão do Banco Central, foi o fato do banco possuir uma dívida de R$ 2,1 bilhões com o BNDES na década de 80, e ele não arcou com o pagamento, logo, deu calote, dessa maneira, precisou ser interditado para resolver como seria o pagamento da dívida. Vale lembrar que essa inadimplência, provocou o impedimento de empréstimos nacionais e internacionais negociados pelo governo paranaense.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
EXTINÇÃO
De acordo com o Jornal do Paraná, em 30 de julho de 2018, a Assembleia Geral autorizou a extinção do BADEP. Em 05 de setembro de 2019, o Bacen aprovou o pedido de cancelamento da autorização para o funcionamento do banco, após 24 anos de liquidação. Sua falência foi enfim concretizada.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Atenção hoje (24/12): Banco Central emite comunicado sobre cobrança de taxa no PIX e crava 2 alertas severos
● Anúncio do Banco Central crava dias contados de serviço crucial do Nubank, Itaú e mais com substituto
● Caixa, Bradesco e mais: Lei do Banco Central traz 2 alertas para encerramento automático de contas bancárias
O QUE O BANCO CENTRAL FAZ?
De acordo com a própria instituição, faz parte da missão do Banco Central do Brasil assegurar que o sistema financeiro seja sólido (tenha capital suficiente para arcar com seus compromissos) e eficiente.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE