Restaurante tradicionalíssimo, localizado no Rio de Janeiro, teve sua falência decretada após mais de um século de existência
Infelizmente, em meados de 2022, mais precisamente no dia 29 de outubro, um dos bares restaurantes mais tradicional das noites cariocas, teve sua falência decretada, deixando milhares de boêmios “orfãos”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Estamos falando do saudoso Bar Luiz, que ficava localizado na Rua da Carioca, no Centro do Rio de janeiro. Ele que foi fundado no ano de 1887, permaneceu por mais de um século ativo marcando com louvor momentos únicos na vida de milhares que por ali passaram.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O fim da tradição …
De acordo com o portal G1, sua falência foi decretada pelo juiz Alexandre de Carvalho Mesquita, da 1ª Vara Empresarial da Capital.
Essa medida foi pedida pelo administrador judicial porque a recuperanda não apresentou o Plano de Recuperação Judicial no prazo de 60 dias, como havia sido estipulado.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Tal situação impediu que o administrador fizesse uma análise contábil e financeira correta das sociedades, inviabilizando o acompanhamento da atividade empresarial pelos credores e demais interessados.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Os credores tiveram um prazo de 15 dias, após a publicação do primeiro edital com a decisão, para apresentar administrador judicial as habilitações ou impugnações de crédito.
Quanto as ações trabalhistas, as mesmas seriam processadas na justiça especializada até que a apuração do respectivo crédito fosse concluída. A decisão previa a ainda que o bar fosse devidamente lacrado.
Saindo de cena …
Ainda de acordo com o portal G1. esse tradicional bar já estava em recuperação judicial desde 2020, quando as dificuldades financeiras extremas ficaram ainda mais intensificada nos últimos anos.
Tanto é, que no ano de 2019, os donos já haviam anunciado que fechariam as portas definitivamente, após uma corrente de solidariedade promovida pelas redes sociais, a proprietária Rosana Santos repensou a decisão e decidiu mantê-lo aberto
Vale mencionar, que sua magnitude era tamanha, que o Bar Luiz chegou a ser cenário do filme Bar Esperança, comdireção de Hugo Carvana.
Nele, a história contada na telona pode ser considerada um retrato da realidade atual. O filme mostra um grupo de pessoas que se reúne num bar que está prestes a fechar. Os frequentadores juntam forças para impedir a demolição.
Ao longo de seus 133 anos, o Bar Luiz recebeu grandes nomes da vida noturna do Rio de Janeiro, como o escritor Olavo Bilac, o historiador Sérgio Buarque de Hollanda e o compositor Ary Barroso.
Vale mencionar que a Rua da Carioca, foi aberta há mais de 300 anos no Centro do Rio, porém, infelizmente, o fechamento de lojas comerciais é um fato comum nos últimos anos por causa da crise econômica e do aumento da violência na região.
Na tradicional rua de sobrados centenários o cenário revela lojas fechadas em situação de decadência. São poucos os que sobrevivem.
Mas o Bar Luís fechou mesmo?
De acordo com o portal O Dia, o bar permanece fechado e sem nenhuma previsão de possibilidade de retomada, a última informação foi divulgada em junho de 2022, quando foi anunciado que o estabelecimento passaria por obras, após uma chuva que acabou danificando o teto.
Porém, três meses depois, as reformas ainda não haviam começado. De acordo com o que foi declarado pela própria dona do restaurante, Rosana, houve um acordo para realizar a obra mas a outra parte deu pra trás:
“Não temos obra, não consegui nenhum investidor pra fazer a obra, e o Bar Luiz não consegue ser reaberto com os danos da loja … Não desisto fácil das coisas, então estou procurando outros caminhos para viabilizar” -Disse Rosana Santos.
Ela ainda afirmou na época que acionaria o conselho de especialistas, como Augusto Ivan, um dos responsáveis pelo projeto de preservação e revitalização do Centro que se iniciou nos anos 80, com quem ela afirmou ter um bom relacionamento.
Como mencionamos, ainda não há previsão para o retorno às operações, mas Rosana adicionou que, quando ele acontecer, é provável que o cardápio seja reduzido.
Financeiramente não faz sentido manter itens que são pouco solicitados pela clientela, é um custo alto e pouco retorno.