Famosa loja de eletrodomésticos não consegui resistir aos concorrentes como C&A, Casas Bahia e Riachuelo, chegando a declarar falência
E uma famosa loja de eletrodoméstico, após anos no mercado, acabou tendo a falência decretada após enfrentar um cenário adverso entre crises financeiras.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Estamos falando da icônica Lojas Hermes Macedo S/A, ou simplesmente Lojas HM (1932 – 1997), cujo grupo empresarial, por muitos anos, liderou o comércio varejista do Brasil, com centenas de lojas no país e sede no município de Curitiba, no estado do Paraná.
Em 1932, aos dezoito anos de idade, o empresário Hermes Farias de Macedo criou em Curitiba a “Agência Macedo”, um estabelecimento comercial especializado em autopeças usadas para caminhões.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Numa época em que era difícil encontrar estes materiais de reposição, Hermes e seu irmão Astrogildo anunciavam nos jornais o interesse na compra de veículos de segunda mão, que posteriormente desmontavam e revendiam em partes.
Com o sucesso do negócio, passaram a importar peças novas dos Estados Unidos, um feito inédito. No ano de 1936, a segunda loja é aberta no centro de Curitiba, num ponto considerado estratégico. Ali foi iniciada a venda de bicicletas francesas e eletrodomésticos, que começavam a chegar ao Brasil.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Na década de 1960, o processo de expansão foi acelerado com a abertura de unidades nos principais municípios do Paraná, Santa Catarina. Além de Rio Grande do Sul, São Paulo e Rio de Janeiro, chegando a trinta e uma lojas.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Nesse período o grupo adotou o bordão “Do Rio Grande ao Grande Rio As Lojas Hermes Macedo contavam com grande estrutura e áreas amplas, sempre bem cuidadas. Suas fachadas eram alvo de constante renovação.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Como foi a decadência?
Porém, segundo o site GHZ, no inicio da década de 1990, uma série de fatores prejudicou os negócios. Havia uma grande crise, o Plano Collor derrubou as vendas, além disso, a morte da esposa de Hermes Farias de Macedo acirrou disputas familiares e colocou a empresa de 285 lojas em declínio.
Contudo, somando-se a isso, concorrentes como C&A, Casas Bahia e Riachuelo ajudaram a complicar a situação financeira, que culminou num pedido de falência, em 1995. Além disso, nesse mesmo ano, já com seu fundador falecido, um acordo foi alinhavado com as Lojas Colombo.
No qual a Hermes Macedo cedia seu estoque de mercadorias, permitindo que utilizasse as suas instalações e o corpo de funcionários em troca de comissão. No entanto, tais ações não surtiram efeitos e sua falência foi decretada em 1997, encerrando-se ali uma história de 65 anos.