Rival gigantesco do Burger King é atingido por falência surpreendente em país latino e demite todos os funcionários da franquia após encerramento
Rede gigantesca de fast-food, rival do Burger King, decreta falência devastadora em país da América Latina e tanto funcionários quanto clientes ficam desolados.
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Portanto, estamos falando do McDonald’s que segundo o portal Mídia Ninja, decretou encerramento de atividades na Bolívia, em 2002.
Desse modo, as 8 instalações da empresa foram fechadas e os trabalhadores foram despedidos.
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Estudos apontam que a rejeição da franquia no país se deu, também, por motivos econômicos.
Isso porque o produto mais barato da rede custava cerca de $25 pesos bolivianos, aproximadamente US$3, enquanto que em uma empresa local um almoço completo custava cerca de $7 pesos, menos de um dólar.
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Porém, a falta de variedade de sabores e o impasse com a forte cultura culinária boliviana estão entre os principais fatores que levaram à falência.
Além disso, a Bolívia é um dos países que possui uma culinária especial, com uma grande diversidade de pratos.
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Por isso, os bolivianos tiveram dificuldades de se adaptar ao Fast Food, em uma espécie de choque cultural, onde a comida tida como “rápida” vai contra o amor e carinho colocado no ato de cozinhar boliviano.
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Vale ressaltar que a franquia chegou no país em 1998, com muita festa, desfiles e participação ativa dos políticos nas comemorações.
Embora viam a presença da empresa no país como um sinal de avanço e desenvolvimento boliviano, as instalações não conseguiram se manter por muito tempo.
Quantas franquias o McDonald’s tem?
A rede é uma das empresas norte-americanas mais bem sucedidas nas últimas décadas, de acordo com o Mídia Ninja.
Presente em todos os continentes, a franquia possui 36.000 pontos de venda no mundo todo e encerrou o segundo trimestre com lucro líquido de US$ 1,188 milhão de dólares.
No Brasil, a empresa conquistou um amplo espaço. Segundo o El País, os brasileiros estão entre os maiores consumidores de Fast Food.
Além disso, a rede tem o objetivo de aumentar seus locais de venda, implementando mais 120 estabelecimentos no Brasil até 2024.
Conclusões finais
A Bolívia foi palco de um choque cultural e econômico para o McDonald’s, resultando no término de suas operações apenas quatro anos após sua chegada.
A população rejeitou o fast food devido ao alto preço dos produtos e à forte tradição gastronômica local.
Embora sua chegada tenha sido comemorada como um emblema de avanço, a franquia não foi capaz de se ajustar aos costumes alimentares bolivianos, levando à falência e ao encerramento de suas oito unidades, deixando tanto funcionários quanto clientes desolados.