BOMBA
Falência devastadora: Shopping popular de SP é aniquilando pelo Bourbon após 22 anos
22/11/2024 às 8h45
Um shopping popular de SP precisou fechar as portas e terminou sendo demolido. Aliás, o estabelecimento acabou sendo aniquilado pelo Bourbon
São Paulo é um dos maiores centros comerciais do Brasil. Nessa matéria, falaremos da falência de um shopping que acabou tendo um fim decadente e dando espaço ao Bourbon.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Estamos falando da falência do Shopping Center Matarazzo. Segundo informações do Estadão, ele foi um pequeno centro comercial localizado no bairro da Pompéia, zona oeste de São Paulo.
Aliás, ele acabou sendo inaugurado em outubro de 1975 e pertencia às Indústrias Reunidas Fábricas Matarazzo. Assim, sua construção original era como um strip center.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Suas principais atrações para os moradores da região eram o supermercado Jumbo Eletro e o restaurante da rede McDonald’s, que ficava localizado no estacionamento externo.
Resumo
- O Shopping Center Matarazzo precisou fechar as portas;
- Ele não suportou a concorrência;
- Assim, ele acabou indo a leilão;
- Após a demolição, ele deu espaço ao Bourbon.
Diante disso, em meados de 1991, quando teve a inauguração do Shopping West Plaza na mesma região, o Shopping Matarazzo passou por algumas reformulações.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Devido a uma disputa interna entre a família Matarazzo e o Grupo Pão de Açúcar (então dono do supermercado Jumbo Eletro), a loja âncora acabou sendo fechada oficialmente.
Sendo substituída pelo supermercado Cândia (cuja loja foi posteriormente vendida para a rede de supermercados Sonda). Sem movimento, o shopping foi a leilão em 1997.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● R$60BI e falência devastadora: Tralli para JH e crava ADEUS de banco após dívida bilionária
● Rombo de 300M e falência decretada pelo Banco Central: Fim decadente de banco n°1 desola país
● Portas fechado e adeus: O fim de time de futebol de SP, rival do Corinthians, após enfrentar crise irreparável
Devido às dívidas, ele acabou sendo arrematado pelo grupo gaúcho Zaffari por R$ 18,5 milhões. Apesar da venda, o shopping seguiu funcionando no local por cinco anos.
Em 2002, o Sonda brigava na justiça devido a uma ordem de despejo expedida pelos novos donos, exigindo que a loja do supermercado que ficava no local fosse fechada.
Após a resolução do impasse, o shopping foi fechado e demolido, dando início as obras do Bourbon Shopping São Paulo, que foi inaugurado no mesmo terreno em março de 2008.
Considerações finais
O Shopping Center Matarazzo precisou fechar as portas após não suportar a concorrência com o Shopping West Plaza. Assim, o empreendimento acabou fechando as portas e precisou ir a leilão. Assim, ele passou por uma demolição dando espaço ao Bourbon, um dos mais frequentados atualmente.
Qual é o maior shopping do mundo?
O título de maior shopping do mundo, em termos de área total bruta (ATB), pertence ao Dubai Mall, localizado em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.
Com uma área impressionante de 1,2 milhão de metros quadrados, o Dubai Mall abriga mais de 1.200 lojas, um aquário gigante, uma pista de patinação no gelo.
Confira também mais matérias sobre falência clicando aqui.
Autor(a):
Larissa Caixeta
Prazer, eu sou a Larissa Caixeta e se tem uma coisa que eu amo é escrever sobre os bastidores da TV, e tudo o que acontece pelo mundo. Integro a equipe do TV Foco desde 2023 e falo sobre os mais diversos assuntos por aqui, como famosos, carros, futebol, entre outras curiosidades. Estou sempre antenada aos os últimos acontecimentos e atuo com muito entusiasmo no meu trabalho.