O triste dia em que fábrica gigante acabou sendo fechada
A FBM, também conhecida como Fábrica Brasileira de Motos, foi uma empresa brasileira de motocicletas de alta cilindrada. A fábrica ficava localizada em Cachoeirinha, no Rio Grande do Sul.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para quem não sabe, ela foi fundada em 1973 na cidade de Canoas, também em Rio Grande de Sul, pelos empresários uruguaios Angel Jacobo Falkas Guelman e Armando Hugo Secco.
Como todo começo, no início as coisas não foram fáceis, a FBM tinha apenas um pequeno galpão onde fabricavam motos simples e ciclomotores em parceria com a empresa argentina Zanella.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Mas, no ano de 1979, conseguiu grande destaque ao lançar dois modelos de motos, sendo uma off-road, chamada FBM 125 Rallye e uma street, a FBM 125, com uma suspensão da uruguaia Cibana.
MAIS SOBRE O ASSUNTO
Durante sua existência, fez diversas parcerias como por exemplo, com a Motorrad Werke Zschopau e a Industrieverband Fahrzeugbau, da Alemanha.
Essas parcerias fizeram com que as produções da moto street aumentassem e novos modelos fossem criados.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Porém, por volta de 1980, aconteceu uma instabilidade econômica muito forte no Brasil, o que fez com que várias empresas e até comércios fechassem ou precisassem de ajuda.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
E foi exatamente o que aconteceu com a Fábrica Brasileira de Motos, que teve dificuldades financeiras de ambas as empresas e falhas no acordo entre a matriz e a subsidiária nacional.
Sendo assim, no dia 30 de setembro de 1987, a MZ Simson faliu e a MZ Alemâ entrou em crise financeira pós-reunificação e em 199 foi comprada por um grupo da Malásia, que após muitas tentativas, também fecharam definitivamente as portas no ano de 2009.
EXISTE ALGUMA MARCA DE MOTO BRASILEIRA HOJE EM DIA?
A resposta é sim. A Mottu é uma startup brasileira de aluguel de motos. Inclusive, ficou em 3° lugar no ranking de emplacamentos no mês de novembro do ano passado, segundo informações divulgadas pela concessionária Fenabrave.
Com isso, ficou atrás apenas da Honda e Yamaha, mas por outro lado, suprou a Shineray.