A falência de dois bancos gigantes em país e clientes em alerta
As instituições financeiras são as principais responsáveis pelo balanço da economia de um país, e quando elas vão à falência, ligam um alerta geral em todos os clientes e investidores, gerando um pânico em todos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O ano de 2023 está sendo bastante complicado para grande parte das empresas do mundo inteiro, principalmente por conta da crise deixada pela pandemia da Covid-19, e muitas delas estão tomando um rumo que ninguém imaginava.
O Estados Unidos, no primeiro semestre deste ano, passou pela pior crise financeira desde a de 2008, e por conta disso, muitos bancos foram diretamente afetados, e dois deles quebraram com diferença de dois dias.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O primeiro deles, e que ligou o alerta geral em todos os clientes, foi o Silicon Valley Bank, que de acordo com o portal ‘G1’, é considerado a segunda maior falência da história do país norte-americano.
Ainda segundo o site da Globo, o que resultou nesse desfecho foram as taxas de juros, que subiram de 0,25%, em 2020, para 4,75% neste ano, e acabou desencadeando um efeito dominó nas outras instituições.
Apenas dois dias depois, o Signature Bank tomou o mesmo desfecho de seu concorrente, se tornando a terceira maior falência da história do Estados Unidos.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Com o seu fechamento, os ativos foram assumidos pelo Federal Deposit Insurance Corporation (FDIC). Além disso, o desespero foi tão grande, que apenas nesse meio tempo, os clientes retiraram cerca de 42 bilhões de dólares.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Qual outro banco faliu?
As falências de bancos no Estados Unidos não parou por ai, já que o First Republic Bank seguiu os mesmos passos de seus concorrentes e teve as suas atividades encerradas.