ALERTA!

Falência decretada: Dois bancos têm fim cravado em país, fecham as portas e deixa público em estado de alerta

26/07/2024 às 12h58

Por: Larissa Caixeta
Bancos têm fim cravado em país e fecham as portas após falência (Foto: Reprodução/ Internet)
Bancos têm fim cravado em país e fecham as portas após falência (Foto: Reprodução/ Internet)

Confira nesta matéria tudo sobre o decreto do fim de dois bancos gigantescos que fecharam as portas nos Estados Unidos e deixaram o mundo todo em alerta

O mercado financeiro é extremamente volátil, sendo uma verdadeira montanha-russa, onde as mudanças de preços de ativos e títulos podem variar no momento menos esperado. Ações podem cair, investimentos serem perdidos e até mesmo ocasionar falências. Dessa vez, por exemplo, falaremos sobre dois bancos que tiveram fim em país, deixando o público em alerta.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Recentemente, o mercado financeiro dos Estados Unidos teve uma enorme crise, isso no início de 2023, deixando o mundo em alerta após a falência de dois bancos gigantes no país. No final da primeira quinzena de março, o Signature Bank, um dos 100 melhores bancos, segundo a ‘Forbes’, simplesmente quebrou, deixando todos em choque e desacreditados.

Como se não tivesse sido suficiente que dois dias antes, o Silicon Valley Bank (SVB), conhecido como o “banco das startups”, havia sido fechado pelas autoridades financeiras do país. O que causou um enorme pavor, afinal, se instalou o medo das pessoas de ficarem com suas contas impossibilitadas de movimentações e o medo da perda de seus valores.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O SVB era uma das maiores instituições financeiras dos Estados Unidos

O caso do banco SVB foi o que mais causou medo em economistas, uma vez que era simplesmente uma das 20 maiores instituições financeiras do país. Devido a uma manobra de venda, o SVB teve um prejuízo de dois bilhões de dólares ou 10 bilhões de reais, perdendo e muito em ações que caíram abruptamente.

De acordo com informações divulgadas pelo portal de notícias da Globo, o ‘G1’, o desespero dos clientes com a notícia foi tamanha que as retiradas chegaram a 42 bilhões de dólares em poucas horas. Mas, o problema não parou por aí, pois, foi constatado que o SVB não teria dinheiro para arcar com os saques de seus clientes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Intervenção do Governo norte-americano

Assim que foi constatado os problemas no Signature Bank e SVB, o Governo dos Estados Unidos interviu e fechou ambas instituições. Logo, enviou um comunicado a população que ninguém sairia no prejuízo. Assim, o dinheiro que cada um tivesse nos respectivos bancos, seriam sacados integralmente, mas que tivessem paciência.

As pessoas que tem contas nesses bancos serão contempladas pelo fundo criado após a crise financeira de 2008, onde 100 bilhões de dólares ficaram disponíveis para arcar com tempos tenebrosos como esses. Porém, o levantamento ainda não esclarece se só esse dinheiro será o suficiente para bancar a falências dessas empresas que tinham milhões de clientes ligados.

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

É possível reverter a falência?

Bom, vale dizer que, no Brasil, essa ação pode ser cancelada mediante uma rescisória. Mas, caso não aconteça, o processo reúne os bens da empresa, do empresário e dos sócios em questão, apontando o que deve ser liquidado para pagar as dívidas com credores, fornecedores e funcionários.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

🚨 Grossa? Ana Maria dá corte em Tati Machado + Fernanda Montenegro DETONA salários na Globo + Vale Tudo causa revolta    

falência
Silicon Valley Bank
Singature

Prazer, eu sou a Larissa Caixeta e se tem uma coisa que eu amo é escrever sobre os bastidores da TV, e tudo o que acontece pelo mundo. Integro a equipe do TV Foco desde 2023 e falo sobre os mais diversos assuntos por aqui, como famosos, carros, futebol, entre outras curiosidades. Estou sempre antenada aos os últimos acontecimentos e atuo com muito entusiasmo no meu trabalho.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.