3 viradas de gigante dos eletrodomésticos após anos no Brasil
Na tarde desta sexta-feira (17), o TV Foco relembra e traz mais informações sobre 3 viradas da gigante do eletrodomésticos no Brasil, que inclusive, teve seu fim confirmado após anos.
Para quem não sabe, estamos falando da Enxuta, que foi uma fabricante de eletrodomésticos com sede em Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul. Ele foi fundada em 1981 pelo Grupo Triches, para atender o mercado de linha branca, principalmente os compactos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Na época, seus principais produtos eram máquinas de lavar roupa, máquinas de lavar louça, secadoras de roupas e aquecedores de ambiente.
Vale destacar, inclusive, que na década de 1980 à 1990, a empresa chegou a liderança de vendas no mercado de secadoras, contabilizando o domínio de 90% deste setor.
MAIS SOBRE O ASSUNTO
Porém, nem tudo foram flores e a Enxuta passou por várias dificuldades e problemas ao longo dos anos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No ano de 1995, a empresa estava com a intenção de uma reestruturação administrativa e com isso acabou sendo vendida para a Ponto S.A, que era controladora das empresas do Grupo Triches, segundo informações da Wikipédia.
Porém, a situação não foi nada boa. Isso porque pouco tempo depois, em 2001, foi decretada a falência da empresa com o também fechamento de sua unidade fabril.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vale destacar, que além da falência, da venda dela e também do fechamento da fábrica, no ano de 2003, a Eletrocoop vendeu a unidade fabril, maquinário e a marca para Claudio Petrycoski, dono da Atlas Eletrodoméstico, que relançou em maio, as linhas de lava-roupas, lava-louças e secadoras batizada de Atlas Sul.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A ATLAS SUL FEZ SUCESSO APÓS A FALÊNCIA DA GIGANTE DOS ELETRODOMÉSTICOS?
A resposta é não, na ocasião ela não conseguiu números de vendas próximos ao registrado pela Enxuta em sua melhor fase, que como citado acima foi entre 1980 a 1990.
Ainda segundo o mesmo portal, a marca chegou a retornar ao Brasil por um breve momento nos anos de 2010 com aquecedores de ambiente, mas logo foi extinta novamente.