ADEUS!

Falência, abandono e situação grave: Empresa tradicional gigante acaba de ter fim confirmado

http://www.otvfoco.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

Empresa tradicional gigante acaba de ter fim confirmado - Foto: Reprodução/TV FOCO

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A empresa gigante e tradicional entre os brasileiros teve a falência decretada de uma vez por todas

Nesta semana, o Brasil foi surpreendido com o anúncio de falência de uma grande empresa tradicional e bastante atuante no mercado. O juízo da 1ª Vara de Falências e Recuperações Judiciais do Tribunal de Justiça de São Paulo decretou na última terça-feira (27) de junho de 2023, a ruína da companhia.

Estamos falando da construtora Coesa, antiga OAS. O martelo foi batido após recurso da Gerdau, uma das credoras da construtora, que passa por recuperação judicial. Na ação, a produtora de aço destaca que o rearranjo societário que originou à Coesa e à Metha, no lugar da antiga OAS, surgiu com o objetivo enganar credores.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“A correlação entre as sociedades integrantes do Grupo Coesa, ora em recuperação judicial, e o Grupo OAS, atual Grupo Metha, é óbvia, havendo distinção apenas formal, oriunda de movimentações societárias que serviram, unicamente, para enganar os credores”, declarou a Gerdau.

Vale lembrar que, a primeira solicitação de recuperação judicial da OAS se deu em 2015. Cinco anos depois, a empresa deixou a tutela da Justiça e, antes de quitar todos os credores, promoveu uma reorganização societária que resultou na criação da Coesa e da Metha. Após o arranjo, a Coesa entrou com um novo pedido de recuperação.

A empresa gigante teve a falência decretada – foto: Reprodução/Internet

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Recentemente, em março deste ano, a situação da empresa já havia se agravado ainda mais quando a 4ª Câmara de Direito Privado do TJ-SP, decretou a desconsideração da personalidade jurídica da Coesa. Tal decisão permitiu que outras três empresas do mesmo grupo econômico fossem incluídas em uma ação de execução de título extrajudicial.

Diante da situação, a desembargadora Jonize Sacchi de Oliveira, fundamentou sua decisão no entendimento de que a Coesa e suas empresas coligadas haviam realizado uma série de atos societários que caracterizaram abuso das personalidades jurídicas, especialmente com o propósito de lesar credores.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Com o pedido de falência, a Construtora Coesa encerra um capítulo marcado por desafios e instabilidade financeira. A notícia também traz preocupação para seus funcionários e fornecedores, que agora enfrentarão novos desafios diante do encerramento das atividades da empresa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Justiça de São Paulo decreta falência da Coesa, antiga OAS – Foto: Reprodução/Internet

Quais construtoras faliram no Brasil?

Ao longo dos anos, várias construtoras no Brasil enfrentaram dificuldades financeiras e declararam falência. Alguns exemplos notáveis são a Odebrecht, OAS e a Mendes Júnior.

Autor(a):

Eu sou Kelves Araújo, graduando em Engenharia de Produção Civil pelo IFCE. Apaixonado pelos bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos e escrever a respeito. Atuo na área desde o ano de 2019, e exerço meu trabalho com muito entusiasmo por gostar do que faço. Minhas redes sociais são: e-mail: kelvis.oliveira@otvfoco.com.br

Sair da versão mobile