FIM DEVASTADOR!
Falência e engolida pelo fogo: Adeus de 2 gigantes ao Shopping Iguatemi e + deixam clientes sem chão em SP
08/01/2025 às 7h30
Duas fabricantes gigantes brasileiras acabaram se despediram das vitrines dos principais shoppings de São Paulo, como o Iguatemi, após eventos trágicos e falência
Ao longo dos anos, milhares de nomes que antes brilharam nas lojas dos shoppings mais badalados, como o tradicional Shopping Iguatemi, em São Paulo, acabaram tendo um fim catastrófico, em meio a falências e até mesmo eventos trágicos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Isso sem falar que esse adeus deixou um gosto amargo, além de milhares de clientes no chão, uma vez que o nome de cada uma delas marcou uma das fases mais impactantes, a infância.
Estamos falando da Atma e da Glasslite, duas fabricantes icônicas de brinquedos que faziam o olhar de qualquer criança brilhar ao olhar seus principais produtos nas vitrines.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Nesse contexto, a partir de informações coletadas através dos portais Veja S.Paulo e Wiki, a equipe especializada em economia do TV Foco traz todos os detalhes de ambos os casos:
1. Atma : Engolida pelas chamas
A Atma (anteriormente conhecida como Mirim) iniciou sua trajetória no Brasil como uma fábrica de trens para ferromodelismo:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- Na década de 50, seus primeiros modelos de trens foram produzidos para corrente alternada e, posteriormente, para corrente contínua. A marca foi um verdadeiro ícone entre os apaixonados por ferromodelismo, mas também cativou uma nova geração ao diversificar seu portfólio para incluir brinquedos de outros segmentos.
- Nos anos 60, a Atma passou a se chamar oficialmente Atma Indústria e Comércio Ltda., e se tornou uma das grandes fabricantes de brinquedos no Brasil.
- Entre os anos 60 e 70, a empresa ganhou notoriedade com a fabricação de bonecos dos super-heróis da Marvel Comics, como Homem-Aranha, Capitão América, Thor, Homem de Ferro e Hulk.
Aliás, esses brinquedos passaram a se tornar verdadeiros objetos de desejo para a criançada.
A Atma também apostou em uma linha de bonecas que se tornaram uma coqueluche entre as meninas, como a Silvia (1975) e suas amigas:
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Calote de mais de R$ 1BI e adeus após 87 anos: A falência devastadora de rival da Magazine Luiza
● Lacrada pela polícia, dívida e falência: O fim de emissora gigantesca tão popular quanto a Globo após 30 anos
● Descanse em paz: Falência de 2 bancos decretada pelo Banco Central deixa clientes sem acreditar
- Alice;
- Raquel;
- Andreia;
- Rosana.
Além disso, elas carregavam um slogan que não saia da cabeça das crianças: “Quanto mais amigas a gente tem, mais a gente brinca”.
Nos anos 70, ela já havia conquistado seu auge, sendo vista como uma das maiores referências pelas lojas do Brasil.
Com o slogan “A Atma é ótima”, a fabricante se popularizou a ponto de se tornar um símbolo de qualidade e confiança.
Um fim trágico …
O fim da Atma foi marcado por uma crise interna acentuada por dois fatores principais:
- Uma forte competição internacional;
- Um trágico incêndio que destruiu a fábrica em abril de 1994, fazendo com que a mesma fosse totalmente tomada pelas chamas
Entretanto, deve se considerar que a empresa já enfrentava dificuldades financeiras desde os anos 80, quando a crise do mercado interno afetou as vendas.
Sendo assim, o incêndio foi apenas o seu golpe final.
- Manifestação dos responsáveis: Não há informações públicas sobre declarações oficiais dos responsáveis pelo fim da Atma. Aliás, o fim da empresa passou, em grande parte, despercebido na mídia, o que contribui para o sentimento de esquecimento por parte do público.
No entanto, apesar do tempo, o espaço permanece em aberto se representantes desejarem expor a sua versão dos fatos.
2. Glasslite:
A Glasslite, fundada em 1968 por Yasuo Yamaguchi, começou sua trajetória como uma empresa de utensílios domésticos no Brasil, mas logo se expandiu para a fabricação de brinquedos plásticos:
- Durante a década de 70, a Glasslite já era reconhecida como uma importante fabricante de brinquedos no Brasil, especialmente por sua linha de bonecos e acessórios licenciados de grandes sucessos da TV e do cinema.
- Entre os itens mais populares estavam os bonecos de Buck Rogers, A Super Máquina, Esquadrão Classe A e, mais tarde, os bonecos de tokusatsu como Jiban e Jiraiya.
- Além disso, a empresa também lançou brinquedos com a marca de celebridades como Gugu Liberato e Eliana, aproveitando o apelo de figuras da TV brasileira.
Nos anos 80, a Glasslite passou a abrir o seu capital para novos investidores, o que parecia ser um movimento promissor.
Na mesma época, a empresa começou a licenciar produtos de sucesso internacional, o que ajudou a manter sua relevância no mercado.
Falência da Glasslite
No entanto, a crise financeira de início da década de 90 afetou a empresa, especialmente com a abertura do mercado brasileiro para produtos estrangeiros.
Com isso, a Glasslite enfrentou dificuldades para se adaptar e, em 1992, pediu concordata pela primeira vez.
Apesar de tentar uma recuperação com produtos licenciados como os de Rambo e outros brinquedos da moda, o colapso financeiro foi inevitável.
Infelizmente, em 2005, a empresa decretou falência e desapareceu do mercado de brinquedos.
Manifestação dos responsáveis: Também não há declarações públicas detalhadas dos responsáveis pela falência da Glasslite, embora a crise econômica e a forte concorrência internacional tenham sido amplamente apontadas como as causas principais de seu declínio.
Da mesma forma que o caso acima, o espaço permanece em aberto se ainda quiser expor a sua versão dos fatos.
Qual é o principal fabricante de brinquedos hoje no Brasil?
Atualmente a Estrela é considerada o principal fabricante de brinquedos do Brasil. Fundada por Siegfried Adler ela já tem 85 anos de existência e, assim como as marcas citadas acima, marcou e permanece trilhando uma trajetória de sucesso na história do varejo deste país.
Mas, para saber mais sobre essas histórias de falências, retomadas e muito mais, clique aqui*.
Considerações finais:
Em suma, a Atma e Glasslite, duas gigantes brasileiras de brinquedos, deixaram marcas profundas no mercado brasileiro, principalmente nas vitrines dos shoppings mais tradicionais de SP.
Mas, infelizmente, incêndios, crises financeiras e a concorrência global as levaram as mesmas à falência e na extinção.
Esses fatos deixaram um vazio enorme no coração de milhares de crianças, além de ter impactado o setor do varejo em todo o país.
Autor(a):
Lennita Lee
Meu nome é Lennita Lee, tenho 34 anos, nasci e cresci em São Paulo. Viajei Brasil afora e voltei para essa cidade para recomeçar a minha vida.Sou formada em moda pela instituição "Anhembi Morumbi" e sempre gostei de escrever.Minha maior paixão sempre foi dramaturgia e os bastidores das principais emissoras brasileiras. Também sou viciada em grandes produções latino americanas e mundiais. A arte é o que me move ...Atualmente escrevo notícias sobre os últimos acontecimentos do cenário econômico, bem como novidades sobre os principais benefícios e programas sociais.