ADEUS!

Falência, demissão em massa e adeus ao Shopping Center Norte: O fim decadente de varejista nº1 do Brasil

20/07/2024 às 11h00

Por: Taís Araújo
O fim decadente de varejista nº1 do Brasil - Foto: Montagem
O fim decadente de varejista nº1 do Brasil - Foto: Montagem

A varejista tida como a número um do Brasil se afundou em uma crise sem fim e teve a falência decretada após anos de funcionamento, deixando milhares de clientes apavorados

O setor varejista, sem sombra de dúvidas, é um dos que tem estado mais aquecido nos últimos anos. Sempre buscando uma expansão, as redes gigantes buscam locais atrativos e que possam alcançar cada vez mais pessoas, como é o caso de grandes centros comerciais, como é o caso do Shopping Center Norte, de São Paulo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mas, apesar do queridismo, algumas gigantes não conseguem se fixar como desejado e acabam chegando ao fim, como foi o caso de uma empresa amada pelos brasileiros, considerada a nº1 do país. A empresa se afundou em uma crise sem fim, lidou com demissões em massa e teve a falência decretada após anos de sucesso.

Center Norte fez um investimento de R$100 milhões (Reprodução: Internet)
Shopping Center Norte (Reprodução: Internet)

Estamos falando da Saraiva, varejista que de acordo com informações do Estadão, teve sua falência decretada pela justiça no dia (07) de outubro de 2023. É importante frisar que, o pedido acabou sendo feito pela própria companhia, que um dia já possuiu a maior rede de livrarias do território nacional, com cerca de 100 lojas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A falência da Saraiva representou o encerramento de todas as suas lojas físicas, inclusive a unidade do Shopping Center Norte, em São Paulo. Em meados de 2018, quando possuía 85 lojas em 17 estados brasileiros, a rede entrou com o pedido de recuperação judicial, em meio uma dívida dque girava em torno de nada menos que R$ 675 milhões.

O juiz Paulo Furtado de Oliveira Filho, responsável pelo caso da varejista amada dos shoppings, apontou o descumprimento do plano de recuperação judicial e cravou a suspensão de ações e execuções contra a empresa, além da apresentação da relação de credores.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Embora formulado o pedido de autofalência, com a alegada presentação de documentos exigidos pelo artigo 105, da Lei 11.101/2005 e o cumprimento dos demais requisitos legais, nos autos já há notícia de descumprimento do plano, o que determina, independentemente da vontade das devedoras, por força do artigo 73, IV, a convolação da recuperação em falência”, frisou o juiz.

Depois da autofalência da Saraiva e martelo batido pela Justiça, milhares de usuários da livraria lamentaram o adeus colossal de uma gigante livraria brasileira e presente em diversos shoppinhs.

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Quando a Saraiva foi fundada?

A rede brasileira de livrarias, foi uma gigante do Brasil fundada no dia (13) de dezembro de 1914, em São Paulo. No ano de 2008, a empresa adquiriu a Livraria Siciliano e passou a ter 20% do mercado livreiro do Brasil. Porém, depois de anos de sucesso e sucumbir à crise, a empresa teve a falência decretada no dia (07) de outubro de 2023.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

🚨 Grossa? Ana Maria dá corte em Tati Machado + Fernanda Montenegro DETONA salários na Globo + Vale Tudo causa revolta    

falência saraiva
Livraria Saraiva
Shopping Center Norte

Autor(a):

Me chamo Taís Araújo. Sou estudante de Engenharia Produção Civil (IFCE). Passei a integrar a equipe do TV Foco em 2023, mas sempre tive uma paixão especial pelos bastidores da TV e notícias das celebridades. Estou sempre antenada nas redes sociais. Escrevo atualmente no site sobre os mais diferentes assuntos, como futebol, famosos e curiosidades no geral. Minhas redes sociais são:

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.