A varejista tida como a número um do Brasil se afundou em uma crise sem fim e teve a falência decretada após anos de funcionamento, deixando milhares de clientes apavorados
O setor varejista, sem sombra de dúvidas, é um dos que tem estado mais aquecido nos últimos anos. Sempre buscando uma expansão, as redes gigantes buscam locais atrativos e que possam alcançar cada vez mais pessoas, como é o caso de grandes centros comerciais, como é o caso do Shopping Center Norte, de São Paulo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Mas, apesar do queridismo, algumas gigantes não conseguem se fixar como desejado e acabam chegando ao fim, como foi o caso de uma empresa amada pelos brasileiros, considerada a nº1 do país. A empresa se afundou em uma crise sem fim, lidou com demissões em massa e teve a falência decretada após anos de sucesso.
Estamos falando da Saraiva, varejista que de acordo com informações do Estadão, teve sua falência decretada pela justiça no dia (07) de outubro de 2023. É importante frisar que, o pedido acabou sendo feito pela própria companhia, que um dia já possuiu a maior rede de livrarias do território nacional, com cerca de 100 lojas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A falência da Saraiva representou o encerramento de todas as suas lojas físicas, inclusive a unidade do Shopping Center Norte, em São Paulo. Em meados de 2018, quando possuía 85 lojas em 17 estados brasileiros, a rede entrou com o pedido de recuperação judicial, em meio uma dívida dque girava em torno de nada menos que R$ 675 milhões.
O juiz Paulo Furtado de Oliveira Filho, responsável pelo caso da varejista amada dos shoppings, apontou o descumprimento do plano de recuperação judicial e cravou a suspensão de ações e execuções contra a empresa, além da apresentação da relação de credores.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Embora formulado o pedido de autofalência, com a alegada presentação de documentos exigidos pelo artigo 105, da Lei 11.101/2005 e o cumprimento dos demais requisitos legais, nos autos já há notícia de descumprimento do plano, o que determina, independentemente da vontade das devedoras, por força do artigo 73, IV, a convolação da recuperação em falência”, frisou o juiz.
Depois da autofalência da Saraiva e martelo batido pela Justiça, milhares de usuários da livraria lamentaram o adeus colossal de uma gigante livraria brasileira e presente em diversos shoppinhs.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Quando a Saraiva foi fundada?
A rede brasileira de livrarias, foi uma gigante do Brasil fundada no dia (13) de dezembro de 1914, em São Paulo. No ano de 2008, a empresa adquiriu a Livraria Siciliano e passou a ter 20% do mercado livreiro do Brasil. Porém, depois de anos de sucesso e sucumbir à crise, a empresa teve a falência decretada no dia (07) de outubro de 2023.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE