Crise

Falência: Rede de supermercados dá adeus ao Brasil após 23 anos e vende 343 unidades por mixaria

04/09/2024 às 10h28

Por: Gabriel Amaral
Imagem PreCarregada
Supermercado dá adeus ao Brasil após 23 anos de história (Reprodução: Montagem TV Foco)

Uma das principais redes de supermercados do Brasil deu adeus ao país, após vender 343 lojas e lutar contra a falência. Notícia chocou a todos os clientes, por se tratar de uma marca gigante

Uma rede gigante de supermercados, com 23 anos de história no Brasil, vendeu 343 unidades por um preço irrisório. Isso porque estava em um momento de crise e precisou sair do país para evitar uma crise ainda maior e até mesmo a falência.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os últimos anos estão sendo bastante complicados para grande parte das empresas, muito por conta da crise deixada pela pandemia da Covid-19. Assim precisam tomar medidas drásticas, que muitas das vezes surpreendem os clientes, ainda mais guando se trata de uma grande marca.

De acordo com o portal ‘G1’, a rede espanhola de supermercados Dia fechou a venda de 100% de seu capital no Brasil, em maio de 2024. A venda foi para um cliente da gestora MAM Asset Managment, do Banco Master. A instituição preferiu manter o sigilo sobre quem seria esse cliente.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Grupo informou que a decisão se deu para que pudesse focar em suas lojas mais rentáveis que são na Espanha e na Argentina. Assim, deixará de aplicar investimentos nas unidades brasileiras, que ainda não sabe como ficarão daqui para frente.

Vale lembrar que o grupo espanhol sairá do Brasil, após 23 anos desde o começo de sua história, para que evite uma possível falência, já que as lojas não eram tão rentáveis. Porém, ainda não se sabe o que acontecerá com as unidades, que seguem abertas e funcionando do país.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“O Grupo Dia se compromete perante a MAM Asset Managmente a realizar um aporte em benefício do Dia Brasil no valor de 39 milhões de euros (Mais de 220 milhões de reais)”, garantiu a companhia.

Recuperação judicial e venda das lojas

Ainda segundo o ‘G1’, o Grupo estava com uma dívida estimada em R$268 milhões e por conta disso entraram em um processo de recuperação judicial, diante do Tribunal de Justiça de São Paulo.

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Diante dos persistentes resultados negativos registrados no país, a companhia decidiu proceder com o fechamento de 343 lojas e 3 Centros de Distribuição, para tentar dar maior estabilidade ao seu funcionamento. Aguarda a definição de novas decisões estratégicas”, disse o Grupo na época.

Já segundo o portal ‘Uol’, o Grupo Espanhol que controlava o Dia vendeu as suas lojas por um preço simbólico de 100 euros, algo que gira em torno dos R$600. Agora a expectativa é que os supermercados ainda abertos consigam dar a volta por cima ou quem sabe ter novos investimentos.

Thumbnail Video Youtube

Quando o Dia chegou ao Brasil?

O Dia chegou ao Brasil em 2001, ou seja, há 23 anos, e fez grandes investimentos, mas por conta da forte concorrência que há no país. Assim não teve o retorno que estavam imaginando.

Grupo Dia
lojas

Autor(a):

Eu sou Gabriel Amaral, jornalista, formado na Universidade Anhembi Morumbi em 2021. Apaixonado por qualquer tipo de esporte, torcedor do São Paulo e adoro me perder assistindo filmes e séries dos mais variados gêneros e fã da música sertaneja. Faço matérias variadas sobre as celebridades e suas mansões. [email protected]. Minhas redes sociais são:

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.