CONFIRA!

Calote, aviões abandonados e falência: O fim de maior rival da LATAM

21/09/2024 às 15h05

Por: Wellington Silva
Imagem PreCarregada
Rival da Latam teve a falência anunciada (Foto: Reprodução/ Internet)

Calote Milionário, aviões abandonados e falência marcaram os bastidores do colapso do maior rival da Latam e as consequências para a aviação na América Latina

A falência de uma das principais concorrentes da LATAM marcou o fim de uma era turbulenta na aviação comercial da América Latina.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Com dívidas crescentes, calotes e aviões abandonados em aeroportos, a empresa, que já foi uma das maiores do setor, sucumbiu à crise econômica e à má gestão.

Avião da Latam (Foto: Reprodução - Panrotas)
Avião da Latam (Foto: Reprodução – Panrotas)

A Viação Aérea Rio-Grandense, mais conhecida como Varig, foi fundada em 7 de maio de 1927, em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, pelo imigrante alemão Otto Ernst Meyer.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O começo

Desde o início, a companhia se destacou por sua inovação e qualidade de serviço. 

Segundo informações do Wikipédia, em seus primeiros anos, a Varig operava com um hidroavião Dornier Do J, apelidado de Atlântico, que fazia a rota entre Porto Alegre e Rio Grande.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Esse foi apenas o começo de uma trajetória que levaria a empresa a se tornar uma das maiores e mais respeitadas companhias aéreas do mundo.

Seu auge

Durante as décadas de 1960 e 1980, a Varig viveu seu auge. A empresa expandiu suas operações internacionais, conectando o Brasil a destinos na América, Europa, África e Ásia.

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Utilizando aeronaves modernas como o Boeing 707 e o Douglas DC-10, a Varig se tornou sinônimo de excelência em aviação. Seu serviço de bordo era reconhecido mundialmente, e a companhia era frequentemente comparada à Pan American World Airways, a maior companhia aérea da época.

Dificuldades

No entanto, a partir da década de 1990, a Varig começou a enfrentar dificuldades financeiras. A abertura do mercado aéreo brasileiro para novas companhias aumentou a concorrência, e a Varig teve dificuldades para se adaptar.

Além disso, a empresa enfrentou problemas de gestão e altos custos operacionais, que agravaram sua situação financeira. Em 2005, a Varig entrou com um pedido de recuperação judicial, na tentativa de reestruturar suas dívidas e evitar a falência.

Falência

Apesar dos esforços para salvar a companhia, a situação da Varig continuou a se deteriorar. Em 2006, a empresa foi dividida em duas: a “nova” Varig, que foi vendida para a Gol Linhas Aéreas, e a “velha” Varig, que ficou com a Fundação Ruben Berta.

A nova Varig tentou manter algumas operações, mas não conseguiu recuperar o prestígio e a posição de mercado que a companhia tinha anteriormente. Em 20 de julho de 2006, a Varig encerrou oficialmente suas operações.

A falência da Varig marcou o fim de uma era na aviação brasileira. A companhia, que durante décadas foi um símbolo de orgulho nacional, deixou um legado de inovação e excelência.

Muitos de seus antigos funcionários e passageiros ainda lembram com saudade dos tempos áureos da empresa. 

A história da Varig é um lembrete das dificuldades e desafios que as companhias aéreas enfrentam em um mercado altamente competitivo e em constante mudança.

Qual é a maior companhia aérea do Brasil?

A maior companhia aérea do Brasil atualmente é a LATAM Airlines Brasil. 

Em 2023, a LATAM liderou o mercado doméstico brasileiro, representando cerca de 37,8% do total de passageiros-quilômetro no país. 

A LAN Chile se uniu à TAM Linhas Aéreas para formar a LATAM, que desde então se destaca em rotas internacionais e domésticas.

Além da LATAM, outras companhias aéreas importantes no Brasil incluem a Azul Linhas Aéreas e a Gol Linhas Aéreas. 

Em 2023, a Azul detinha aproximadamente 33% do mercado doméstico, enquanto a Gol tinha cerca de 26,9%. Assim, essas três companhias dominam o setor aéreo brasileiro, oferecendo uma ampla gama de destinos e serviços.

falência
falência companhia aérea
Latam
Varig
Viação Aérea Rio-Grandense

Eu sou Wellington Silva, tenho 26 e sou apaixonado pelo mundo dos famosos e reality shows. Tenho formação em Técnico em Redes de Computadores pela EEEP Marta Maria Giffoni de Sousa e me considero redator por vocação. Sou aficionado pela vida dos artistas. Já trabalhei em sites focados em artistas musicais e atualmente trabalho em sites focados nas celebridades no geral. Faço matérias com foco em reality shows, famosos, cantores, e futebol. Posso ser encontrado nas redes sociais como: @ueelitu

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.